O USO DO SOFTWARE TRACKER NA EDUCAÇÃO

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO

Autores/as

  • jose carlos cecopierre roldan junior Instituto Federal do Piauí
  • kalisson miranda dos santos Instituto Federal do Piauí
  • Lucas Purificação Mendes de Souza Instituto Federal do Piauí
  • Guilherme Luiz de Oliveira Neto Instituto Federal do Piauí
  • Roberto Arruda Lima Soares Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4149

Palabras clave:

software Tracker; Cinemática; Pêndulo; Sistema massa-mola.

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre as possibilidades pedagógicas do uso do software Tracker, em conjunto com o experimento do pêndulo simples, sistema de massa-mola e cinemática, no ambiente escolar. Para auxiliar o desenvolvimento do trabalho foram estabelecidos três passos para seu desenvolvimento: refletir sobre as contribuições do uso de recursos digitais no ensino de conceitos clássicos, com foco em experimentações virtuais e práticas; Estudar publicações acadêmicas que tratam do uso do software Tracker no ensino, especialmente no estudo do pêndulo simples, sistema de massa-mola e cinemática; Elaborar uma sequência didática para educadores sobre a implementação efetiva do software Tracker em atividades experimentais relacionadas ao pêndulo simples, sistema de massa-mola e cinemática, considerando diferentes níveis educacionais e contextos de recursos. Considerando os desafios atuais da educação e a necessidade de integrar tecnologias digitais às práticas de ensino, o estudo analisa publicações que discutem como o Tracker pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados encontrados na literatura indicam que o software possibilita a análise de movimentos por meio de vídeos, facilitando a compreensão de conceitos teóricos através da geração de gráficos e da visualização de dados experimentais. Além disso, o uso do Tracker estimula o desenvolvimento de habilidades investigativas, do pensamento crítico e da autonomia dos alunos. O estudo conclui que, apesar de desafios como a falta de formação docente e limitações estruturais, o Tracker se apresenta como um recurso didático eficaz, acessível e capaz de enriquecer as aulas de Física e Matemática, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Biografía del autor/a

jose carlos cecopierre roldan junior, Instituto Federal do Piauí

Especialista em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

kalisson miranda dos santos, Instituto Federal do Piauí

Especialista em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Lucas Purificação Mendes de Souza, Instituto Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Guilherme Luiz de Oliveira Neto, Instituto Federal do Piauí

Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Roberto Arruda Lima Soares, Instituto Federal do Piauí

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2025-06-13

Cómo citar

cecopierre roldan junior, jose carlos, miranda dos santos, kalisson, Purificação Mendes de Souza, L., Luiz de Oliveira Neto, G., & Arruda Lima Soares, R. (2025). O USO DO SOFTWARE TRACKER NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1), 1–25. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4149

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