O USO DO SOFTWARE TRACKER NA EDUCAÇÃO
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4149Palabras clave:
software Tracker; Cinemática; Pêndulo; Sistema massa-mola.Resumen
Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre as possibilidades pedagógicas do uso do software Tracker, em conjunto com o experimento do pêndulo simples, sistema de massa-mola e cinemática, no ambiente escolar. Para auxiliar o desenvolvimento do trabalho foram estabelecidos três passos para seu desenvolvimento: refletir sobre as contribuições do uso de recursos digitais no ensino de conceitos clássicos, com foco em experimentações virtuais e práticas; Estudar publicações acadêmicas que tratam do uso do software Tracker no ensino, especialmente no estudo do pêndulo simples, sistema de massa-mola e cinemática; Elaborar uma sequência didática para educadores sobre a implementação efetiva do software Tracker em atividades experimentais relacionadas ao pêndulo simples, sistema de massa-mola e cinemática, considerando diferentes níveis educacionais e contextos de recursos. Considerando os desafios atuais da educação e a necessidade de integrar tecnologias digitais às práticas de ensino, o estudo analisa publicações que discutem como o Tracker pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados encontrados na literatura indicam que o software possibilita a análise de movimentos por meio de vídeos, facilitando a compreensão de conceitos teóricos através da geração de gráficos e da visualização de dados experimentais. Além disso, o uso do Tracker estimula o desenvolvimento de habilidades investigativas, do pensamento crítico e da autonomia dos alunos. O estudo conclui que, apesar de desafios como a falta de formação docente e limitações estruturais, o Tracker se apresenta como um recurso didático eficaz, acessível e capaz de enriquecer as aulas de Física e Matemática, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
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