CÁLCULO DO RAIO DA TERRA UTILIZANDO UM TEODOLITO ELETRÔNICO: UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE

Autores

  • ROBERTO ARRUDA LIMA SOARES IFPI
  • Lorena da Silva Araújo Pereira Secretaria de Educação do Estado do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3583

Palavras-chave:

atividade extraclasse, raio da Terra, formação acadêmica, professor de matemática

Resumo

A atividade extraclasse é de suma importância para formação dos discentes em todos os níveis do ensino básico e do ensino superior, pois proporciona que os conteúdos abordados em sala se consolidem com atividades praticadas num ambiente diferente. Também desperta o interesse pelo conhecimento mais aprofundado de determinado tema e estimula a pesquisa. Desta forma, o presente trabalho pretende apresentar os procedimentos e resultados de uma atividade extraclasse (cálculo do raio da Terra) com os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Piauí – Campus Teresina Central, assim como tal atividade pode influenciar a formação acadêmica e profissional destes discentes e futuros professores de matemática.

Referências

BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.

MILIES, Francisco César Polcino, BUSSAB, José Hugo de Oliveira. A geometria na Antiguidade Clássica. São Paulo: FTD, 1999.

O. DOLCE, J. N. Pompeo. Fundamentos da Matemática Elementar: Geometria espacial, posição e métrica. Vol. 10, Ed. 5, editora Atual, 2010.

MARQUES, H. R. et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 03, p. 718-741, nov. 2021.

BARASUOL, Fabiana Fagundes. Modelagem matemática: uma metodologia alternativa para o ensino de matemática. UNIrevista, Vol. 1, nº 02, abril 2006.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

ARRUDA LIMA SOARES, R., & da Silva Araújo Pereira, L. . (2025). CÁLCULO DO RAIO DA TERRA UTILIZANDO UM TEODOLITO ELETRÔNICO: UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1), 1–14. https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3583

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)