GEOMETRIA PLANA NO PROCESSO DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA"

Autores/as

  • Edinho Ferreira Pires Secretaria Estadual de Educação-PI, Brasil
  • Ezequias Matos Esteves Instituto Federal do Piauí, Brasil
  • Douglas Enilson Cardoso Da Silva Instituto Federal do Ceara - IFCE – Brasil
  • Lúcio João Leal Barros Secretaria Estadual de Educação-PI, Brasil
  • Francisca Jayslane do Rego Meneses Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3946

Palabras clave:

Geometria Plana; Letramento Matemático; Ensino de Matemática; Educação Básica; Escola Pública; Modelagem Matemática; Materiais Concretos.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o papel do ensino de Geometria Plana no desenvolvimento do letramento matemático em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação de atividades pedagógicas baseadas em materiais concretos e modelagem matemática. A investigação envolveu testes diagnósticos e finais, observações e questionários para avaliar o nível de letramento matemático dos alunos e suas percepções sobre o ensino de Geometria Plana. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas que utilizam recursos concretos e estratégias de modelagem contribuem significativamente para a compreensão e aplicação de conceitos geométricos, promovendo avanços no desempenho dos alunos na resolução de problemas. Em conclusão, o estudo reforça a importância da Geometria no processo de alfabetização matemática e aponta para a necessidade de metodologias de ensino mais contextualizadas e significativas.

Citas

ABRANTES, P. Geometria e desenvolvimento do pensamento matemático. In: OLIVEIRA, M. (Org.). Ensino de Matemática: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 08 maio 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FONSECA, J. L. da. Letramento matemático: teoria e prática na sala de aula. São Paulo: Saraiva, 2004.

LORENZATO, S. O que é o ensino com pesquisa? Campinas: Autores Associados, 2006.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, S. R. dos; LIMA, R. N. de. O letramento matemático na perspectiva de Fonseca. Revista de Educação Matemática, v. 16, n. 2, p. 37–49, 2018.

PIZZANI, L. et al. Metodologia da pesquisa aplicada à educação. São Paulo: Atlas, 2012.

SCHMIDT, L. A.; RIBAS, C. R.; CARVALHO, S. D. O ensino e a construção do conhecimento. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 111–130, 1998.

Amador Salomão, P. E. ., & Teixeira Oliveira Santos, A. . (2025). EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481

SILVA, D. E. C. da et al. O uso de materiais concretos no ensino de matemática. Fortaleza: IFCE, 2020.

PISA – Programme for International Student Assessment. Matriz de Referência para o PISA 2012. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 2012. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/. Acesso em: 08 maio 2024.

Publicado

2025-05-15

Cómo citar

Pires, . E. F. ., Esteves, . E. M. ., Da Silva, D. E. C. ., Barros , . L. J. L. ., & Meneses, . F. J. do R. . (2025). GEOMETRIA PLANA NO PROCESSO DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA". Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–17. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3946