GEOMETRIA PLANA NO PROCESSO DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA"
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3946Palabras clave:
Geometria Plana; Letramento Matemático; Ensino de Matemática; Educação Básica; Escola Pública; Modelagem Matemática; Materiais Concretos.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o papel do ensino de Geometria Plana no desenvolvimento do letramento matemático em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação de atividades pedagógicas baseadas em materiais concretos e modelagem matemática. A investigação envolveu testes diagnósticos e finais, observações e questionários para avaliar o nível de letramento matemático dos alunos e suas percepções sobre o ensino de Geometria Plana. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas que utilizam recursos concretos e estratégias de modelagem contribuem significativamente para a compreensão e aplicação de conceitos geométricos, promovendo avanços no desempenho dos alunos na resolução de problemas. Em conclusão, o estudo reforça a importância da Geometria no processo de alfabetização matemática e aponta para a necessidade de metodologias de ensino mais contextualizadas e significativas.
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