RELATO DE EXPERIÊNCIA: ACOMPANHAMENTO DE UM ALUNO AUTISTA EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Stephany Rochelle da Silva de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3856

Palabras clave:

Autismo; relato de experiência; inclusão escolar.

Resumen

Este artigo relata a experiência de acompanhamento de um aluno de 6 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, destacando os desafios e progressos observados. A pesquisa é qualitativa, foi realizada em uma escola particular na Cidade de São Luís - MA. Por intermédio de atividades lúdicas, como musicalização, projetos temáticos e aulas de inglês, o aluno mostrou avanços em habilidades motoras, sociais e na linguagem, além de se destacar como colaborativo e amigável. No entanto, ainda enfrenta dificuldades em lidar com a perda em jogos e em participar de atividades sociais, como danças. A tutora, ao buscar conhecimento sobre o TEA, adaptou estratégias de ensino para criar um ambiente acolhedor, ressaltando a importância do suporte contínuo e da inclusão. A experiência evidenciou que, com as abordagens adequadas, é possível promover o desenvolvimento integral do aluno e facilitar sua integração social.

Citas

APA. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5.; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014.

BARBOSA JUNIOR, N. C; RIBEIRO, P. A. L. Intervenções pedagógicas no processo de inclusão de crianças autistas. Revista Minerva, Magazine of Science, v.1, n 12, 2024.

CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Digitaliza Conteudo, 2020.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus Editorial, 2015.

MASSALAI, R; COUTINHO, D. J. G. ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 5, p. 1886-1915, 2024.

MATTOS, J. C. Alterações sensoriais no Transtorno do Espectro Autista (TEA): implicações no desenvolvimento e na aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 36, n. 109, p. 87-95, 2019.

SANTOS, C. L. A; ANJOS JUNIOR, C.; MILAN, D.; CAMPOS, F. L. M. Práticas de inclusão de alunos autistas na Educação Infantil: do lúdico ao uso de softwares. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 7, p. 344–366, 2023.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Rochelle da Silva de Oliveira, S. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA: ACOMPANHAMENTO DE UM ALUNO AUTISTA EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–16. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3856