A BRINQUEDOTECA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Danielle Marafon Universidade Estadual do Paraná
  • Emily Universidade Estadual do Paraná - Unespar Paranaguá

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3751

Palabras clave:

Brinquedoteca, formação de professores, lúdico.

Resumen

A brinquedoteca é um espaço essencial na formação de futuros professores, pois possibilita a compreensão do brincar como prática pedagógica. Este estudo decorre de um projeto de pesquisa que investiga a importância da brinquedoteca na formação de licenciandos no curso de pedagogia. promovendo uma experiência significativa sobre ludicidade e desenvolvimento infantil. Nosso aporte teórico se fundamenta em autores como, Luckesi (2004), Cória-Sabini (2004), Santos (1997), Kishimoto (2000), entre outros. A literatura destaca a importância da brinquedoteca no ensino superior, pois, ao proporcionar vivências lúdicas aos licenciandos, possibilita uma formação mais reflexiva e prática. Assim, a brinquedoteca se torna uma ferramenta essencial para a formação de educadores comprometidos com práticas pedagógicas significativas e humanizadas. A metodologia adotada para este estudo combina abordagens qualitativas e quantitativas, com a aplicação de técnicas de pesquisa bibliográfica. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para investigar "brinquedotecas nas universidades" são abordados em teses e dissertações. Para isso, utilizou-se o catálogo de teses e dissertações da CAPES, abrangendo estudos publicados entre 1997 e 2023. Dessa forma, este estudo buscou descrever e refletir sobre a importância da brinquedoteca no ensino superior e sua influência na formação dos licenciandos.

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Publicado

2025-04-15

Cómo citar

Marafon, D., & Emily Cristine. (2025). A BRINQUEDOTECA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–21. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3751

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