A AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EJA
Palabras clave:
Afetividade, EJA, DesenvolvimentoResumen
Este trabalho aborda a afetividade como potencializadora do processo ensinoaprendizagem uma vez que esta é uma importante faceta ao pensar o ser cognoscente numa perspectiva biopsicossocial. A partir das concepções teóricas explicitadas sobre afetividade e cognição, este trabalho tem o propósito de analisar a influência e a relevância da relação interpessoal estabelecida entre o professor e o aluno em sala de aula, tendo em vista a existência de uma relação íntima entre o ambiente social e os processos afetivos e cognitivos, entendendo que ambos são responsáveis pelo desenvolvimento humano. A metodologia utilizada constitui-se de uma revisão de literatura, amparada por autores de relevo como Freire, Vygotsky, Wallon, LDB entre outros. Ao ancorar nos pensamentos desses autores é possível defender a afetividade como conceito-chave que fundamenta o sucesso do processo ensino aprendizagem da EJA. Os resultados evidenciaram a importância bem como a indissociabilidade entre afetividade e cognição na busca da eficácia das práticas pedagógicas visando o desenvolvimento pleno do educando ainda que na fase adulta.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.