O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA REDE BÁSICA DE ENSINO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Geovany Braga Soares UFT https://orcid.org/0000-0002-5056-6999
  • Lucilma Santana Ferreira Da Silva SEMED - Porto Nacional
  • Maria da Luz Fonseca De Almeida UFT - Campus Porto Nacional
  • Jefferson da Silva Marques CEULP/ULBRA - Palmas
  • Victória Santana Do Nascimento UFT - Campus Palmas

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3211

Palabras clave:

Pandemia, Ensino-Aprendizagem, Ensino Remoto, Impacto Educacional, Rede Básica de Ensino.

Resumen

O artigo analisa os impactos da pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede básica de ensino no Brasil, destacando como a transição abrupta para o ensino remoto acentuou desigualdades sociais e educacionais existentes. A suspensão das aulas presenciais deixou estudantes, especialmente aqueles de famílias de baixa renda, em situações críticas, sem acesso adequado a tecnologias e recursos educacionais, resultando em lacunas de aprendizado significativas. Os desafios enfrentados durante o ensino remoto, como a falta de preparação dos educadores e a dificuldade em manter o engajamento dos alunos, foram destacados. Além disso, o artigo aborda os impactos negativos no desenvolvimento social e emocional dos estudantes, evidenciando o aumento de problemas como ansiedade e depressão. Para a recuperação educacional, são propostas estratégias de ensino híbrido e intervenções pedagógicas que priorizem a equidade no acesso à educação. O texto ressalta a importância da formação contínua dos professores, essencial para a adaptação às novas demandas educacionais e à promoção de um ambiente de aprendizado inclusivo. O artigo defende a necessidade de um esforço conjunto entre educadores, gestores e formuladores de políticas públicas para construir um sistema educacional mais resiliente e capaz de atender às diversas necessidades dos alunos no contexto pós-pandemia.

Biografía del autor/a

Geovany Braga Soares , UFT

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Possui Graduação em Gestão Ambiental, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós-Graduado em
MBA em Gestão de Projetos e Pós-Graduado em Química Ambiental e Saneamento Ambiental. Possui ensino
médio integrado ao curso Técnico de Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Tocantins (IFTO). Foi Bolsista Colaborador no Laboratório deSaneamento, do Instituto Federal doTocantins -
Campus Paraíso, nos anos de 2013 à 2014 e novamente como Estagiário, nos anos de 2016 à 2018. Foi
Estagiário do Laboratório de Alimentos do Instituto Federal doTocantins - Campus Paraíso, no ano de 2015. Foi
Bolsista Monitor nas disciplinas de Química Geral 1 e 2 nos anos de 2017 a 2018. Pesquisador nas áreas de
Química, Química Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento. Foi extensionista com projeto voltado
para a formação de Docentes, "Estreitando Laços Entre Teoria e Prática na Formação de Professores". Foi
Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID) de agosto de 2018 á janeiro de 2020. Consultor e Mentor de Trabalhos
Acadêmicos e Científicos, Consultor Ambiental, bem como Ministra aulas particulares de Química, Física,
Biologia, Ciências e Inglês possuindo fluência em Inglês. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de
Porto Nacional (SEMED) como professor de Ensino Fundamental II no ano de 2022. Trabalhou como professor
de Química do Ensino Médio na escola Estadual David Barbosa Rolins (DBR/SRE/SEDUC-TO) em
Marianópolis, bem como lecionou para o Ensino Fundamental e Médio no Colégio São Geraldo em Paraíso do
Tocantins, ministrando as disciplinas de Ciências e Itinerário Informativos de Química.

Citas

AGUIAR, Marcelo et al. Educação Pós-Covid-19: novos desafios para o Brasil. Geração Editorial, 2021.

ALMEIDA, J., & GOMES, M. (2022). O Impacto da Desigualdade Digital no Ensino Remoto Durante a Pandemia. Revista Brasileira de Educação, 27(3), 101-115.

ARAUJO NETO, Antonio Almir. Análise do uso de plataformas de informação e comunicação para ensino remoto em cursos de graduação das universidades públicas do ceará durante a pandemia de coronavírus. 2022.

BARRETO, E., & NOGUEIRA, L. (2022). A Educação no Brasil e as Desigualdades Exacerbadas pela Pandemia: Desafios e Perspectivas. Educação & Sociedade, 43(154), 245-260.

BARRETO, Lara Lyss de Almeida. Formação em tecnologia digital e assistiva para professores de educação especial durante a pandemia. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.

BEZERRA, Cintia; MOURA, Kilvia Pereira; DUTRA, Elza. Plantão psicológico on-line a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Revista Nufen: Phenomenology and Interdisciplinarity, v. 13, n. 2, 2021.

COSTA, L., & ALMEIDA, M. (2021). Políticas de Apoio Psicossocial nas Escolas: Importância para o Bem-Estar dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 29(1), 88-105.

DA SILVA, Francisco Alan Cristhian Viana et al. ENSINO REMOTO NO BRASIL: DESAFIOS DO APRENDIZADO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 8, 2021.

DA SILVA, Janaína Giovana; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. A EDUCAÇÃO VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOS ATUAIS CONTRATEMPOS. Revista Prática Docente, v. 7, n. Especial, p. e22101-e22101, 2022.

DE GODOI SANTOS, Marcia Eliza; DE OLIVEIRA, Adriana Leônidas. Educação em tempos de pandemia: projeto de vida de jovens do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 2, n. 4, p. 1-19, 2021.

DE LIMA, Lucianna Ribeiro et al. Práticas Críticas em Psicologia Escolar e Educacional: experiências vividas no chão da escola e suas complexidades. Pimenta Cultural, 2023.

DO AMARAL, Yasmin Notarbartolo di Villarosa; MARANO, Daniele. Principais ações dos estados e do distrito federal para preservar o direito à alimentação escolar durante a pandemia do novo coronavírus. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 16, p. e54764-e54764, 2021.

DOS REIS, Alcenir Soares et al. MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO: saberes, desafios e oportunidades–Vol. 1. Editora BAGAI, 2022.

GATTI, Bernardete A. Formação de Professores no Brasil: políticas e programas. Paradigma, v. 42, 2021.

GOMES, Larissa Layane. Formação continuada de professores em tempos de pandemia: contribuições da neurociência para a educação. 2021.

GRECO, Ana Luiza Righetto et al. Impacto da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida, saúde e renda nas famílias com e sem risco socioeconômico: estudo transversal. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e29410414094-e29410414094, 2021.

GROFF, Apoliana Regina et al. EDUCAÇÃO E PANDEMIA: Reflexões acerca dos discursos sobre a escola em tempos de ensino remoto. Editora BAGAI, 2023.

GUEDES, Marilde Queiroz et al. Políticas Públicas Educacionais: diálogos com pesquisadoras e pesquisadores. Pimenta Cultural, 2022.

IBGE. (2021). Acesso à Internet e Posses de Equipamentos nas Domicílios Brasileiros. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

KUNZLER, Sidinara Ana. Processo de ensino e de aprendizagem durante a pandemia da covid-19: um olhar sobre o município de Chapecó-SC. 2023.

MAGALHÃES, R. C. DA S.. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais*. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, n. 4, p. 1263–1267, out. 2021.

MARTINS, Suzane Margarida et al. Desigualdade digital na pandemia da Covid-19: estudo de caso no Centro de Ensino Médio Ave Branca. 2023.

MATHIAS, Tainah Victória De Medeiros. Comparação entre as percepções de adolescentes e responsáveis acerca de competências e dificuldades do comportamento infantojuvenil na pandemia. 2022.

MONTEIRO, Daniela Trevisan et al. Pandemia e saúde mental: um estudo com profissionais da saúde que atuaram no combate à coViD-19. Labirintos do Labor, p. 159.

MOREIRA, Andréia Aparecida Silva; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE NOVOS SABERES PELOS DOCENTES MEDIANTE A CRISE SANITÁRIA DA COVID-19. 2024.

RIBEIRO, P., & LOPES, F. (2021). Ensino Remoto e Desigualdades Educacionais: Análise dos Impactos da Pandemia no Brasil. Educação em Debate, 32(4), 34-56.

RIBEIRO, P., & SILVA, T. (2021). Competências Socioemocionais e o Impacto da Pandemia no Processo Educacional. Revista Educação e Sociedade, 42(152), 233-251.

SANTOS, C., & LIMA, F. (2022). Avaliação Formativa e Intervenções Pedagógicas: Estratégias para a Recuperação do Aprendizado. Revista Brasileira de Educação Básica, 13(2), 123-139.

SANTOS, Maria Porcina de Macedo et al. Práticas pedagógicas de docentes da educação básica no ensino remoto: ciberespaço e multiletramento. 2022.

UNESCO. (2021). Education: From Disruption to Recovery. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Braga Soares , G. ., Da Silva, L. S. F., De Almeida, M. da L. F., Marques, J. da S. ., & Do Nascimento, V. S. . (2024). O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA REDE BÁSICA DE ENSINO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3211

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a