JOGOS E GINCANAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3210Palavras-chave:
Jogos educativos; Gincanas pedagógicas; Ensino Lúdico; Aprendizagem Ativa; Gamificação.Resumo
Este artigo explora o uso de jogos e gincanas como estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizado. Discute-se como essas práticas lúdicas podem ser integradas ao currículo escolar para promover a motivação dos alunos, facilitar a compreensão de conteúdos complexos e desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Estas práticas promovem um ambiente de aprendizagem interativo, onde os alunos são motivados a participar e se envolver ativamente com os conteúdos. A literatura recente demonstra que a implementação de jogos educativos e gincanas não apenas reforça a fixação de conceitos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas. O objetivo deste trabalho tratou de analisar como os jogos e gincanas podem ser utilizados como ferramentas lúdicas no contexto educacional, destacando sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos estudantes, tanto no aspecto cognitivo quanto no socioemocional. A revisão bibliográfica inclui estudos recentes sobre a eficácia dessas abordagens em diferentes contextos educacionais. O trabalho conclui que apesar dos benefícios, a adoção dessas metodologias enfrenta desafios, como a resistência de alguns educadores e a falta de recursos adequados nas escolas. A superação desses obstáculos requer formação continuada para os professores e um planejamento estratégico que alinhe as atividades lúdicas aos objetivos educacionais. Estudos de caso mostram que, quando bem implementadas, essas práticas podem resultar em melhorias significativas no engajamento e na retenção do conhecimento pelos alunos.
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