JOGOS E GINCANAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO

Autores/as

  • Geovany Braga Soares UFT https://orcid.org/0000-0002-5056-6999
  • Lucilma Santana Ferreira da Silva FESAMAR, Brasil
  • Maria da Luz Fonseca de Almeida Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil
  • Jefferson Da Silva Marques CEULP/ULBRA – TO, Brasil
  • Victória Santana do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3210

Palabras clave:

Jogos educativos; Gincanas pedagógicas; Ensino Lúdico; Aprendizagem Ativa; Gamificação.

Resumen

Este artigo explora o uso de jogos e gincanas como estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizado. Discute-se como essas práticas lúdicas podem ser integradas ao currículo escolar para promover a motivação dos alunos, facilitar a compreensão de conteúdos complexos e desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Estas práticas promovem um ambiente de aprendizagem interativo, onde os alunos são motivados a participar e se envolver ativamente com os conteúdos. A literatura recente demonstra que a implementação de jogos educativos e gincanas não apenas reforça a fixação de conceitos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas. O objetivo deste trabalho tratou de analisar como os jogos e gincanas podem ser utilizados como ferramentas lúdicas no contexto educacional, destacando sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos estudantes, tanto no aspecto cognitivo quanto no socioemocional. A revisão bibliográfica inclui estudos recentes sobre a eficácia dessas abordagens em diferentes contextos educacionais. O trabalho conclui que apesar dos benefícios, a adoção dessas metodologias enfrenta desafios, como a resistência de alguns educadores e a falta de recursos adequados nas escolas. A superação desses obstáculos requer formação continuada para os professores e um planejamento estratégico que alinhe as atividades lúdicas aos objetivos educacionais. Estudos de caso mostram que, quando bem implementadas, essas práticas podem resultar em melhorias significativas no engajamento e na retenção do conhecimento pelos alunos.

Biografía del autor/a

Geovany Braga Soares , UFT

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Possui Graduação em Gestão Ambiental, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós-Graduado em
MBA em Gestão de Projetos e Pós-Graduado em Química Ambiental e Saneamento Ambiental. Possui ensino
médio integrado ao curso Técnico de Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Tocantins (IFTO). Foi Bolsista Colaborador no Laboratório deSaneamento, do Instituto Federal doTocantins -
Campus Paraíso, nos anos de 2013 à 2014 e novamente como Estagiário, nos anos de 2016 à 2018. Foi
Estagiário do Laboratório de Alimentos do Instituto Federal doTocantins - Campus Paraíso, no ano de 2015. Foi
Bolsista Monitor nas disciplinas de Química Geral 1 e 2 nos anos de 2017 a 2018. Pesquisador nas áreas de
Química, Química Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento. Foi extensionista com projeto voltado
para a formação de Docentes, "Estreitando Laços Entre Teoria e Prática na Formação de Professores". Foi
Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID) de agosto de 2018 á janeiro de 2020. Consultor e Mentor de Trabalhos
Acadêmicos e Científicos, Consultor Ambiental, bem como Ministra aulas particulares de Química, Física,
Biologia, Ciências e Inglês possuindo fluência em Inglês. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de
Porto Nacional (SEMED) como professor de Ensino Fundamental II no ano de 2022. Trabalhou como professor
de Química do Ensino Médio na escola Estadual David Barbosa Rolins (DBR/SRE/SEDUC-TO) em
Marianópolis, bem como lecionou para o Ensino Fundamental e Médio no Colégio São Geraldo em Paraíso do
Tocantins, ministrando as disciplinas de Ciências e Itinerário Informativos de Química.

Citas

ALMEIDA, C. A.; SOUZA, M. R. "Formação Continuada para Professores: O Lúdico como Ferramenta Pedagógica". Revista de Educação Lúdica, vol. 15, 2020, pp. 15-29.

ALMEIDA, Marcos; SILVA, Joana. "O Impacto das Gincanas Pedagógicas no Engajamento Estudantil". Revista Brasileira de Educação Lúdica, vol. 15, 2021, pp. 23-35.

DE MORAES, Fernando Aparecido; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. A RELAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET. 2023.

DETERDING, Sebastian et al. From game design elements to gamefulness: defining" gamification". In: Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. 2011. p. 9-15.

FARDO, Marcelo Luis. A Gamificação Aplicada em Ambientes de Aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, RS, v.11, n.1, p.1-9, jul. 2013.

Ferreira, A. L.; Gomes, B. P. "Desafios na Implementação de Atividades Lúdicas nas Escolas Públicas". Revista Brasileira de Educação, vol. 34, 2021, pp. 35-52.

FONTES, Martins. A formação social da mente. 1998.

FREITAS, A. L.; CARVALHO, F. A. "Gamificação no Ensino de Línguas: Estudo de Caso em Escolas Particulares". Educação em Foco, vol. 29, 2022, pp. 57-72.

FREITAS, Denise de Oliveira. "Jogos Cooperativos e Desenvolvimento Socioemocional no Ensino Fundamental". Revista Brasileira de Educação, vol. 27, 2021, pp. 45-61.

GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p. 20-20, 2003.

GOMES, Ingrid Carlos et al. Teoria da aprendizagem significativa e a interdisciplinariedade das disciplinas de Matemática e Ciências em atividades lúdicas no Ensino Fundamental. Editora Científica Digital, 2022.Silva, M. R.; Almeida, J. P. "A Aplicação de Gincanas Pedagógicas no Ensino Fundamental". Revista Brasileira de Educação Lúdica, vol. 18, 2021, pp. 35-49.

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012.

MENEZES, R. C.; COSTA, V. A. "Planejamento e Execução de Jogos Pedagógicos no Ensino Fundamental". Revista Brasileira de Pedagogia Aplicada, vol. 11, 2021, pp. 63-78.

MOURA, L. C.; SANTOS, P. E. "Jogos e Gincanas no Ensino Médio: Impactos na Aprendizagem". Revista de Pedagogia Moderna, vol. 10, 2020, pp. 45-60.

PEREIRA, Amanda; CARVALHO, Felipe. "Gincanas Educativas como Ferramentas de Revisão de Conteúdos". Educação e Ludicidade, vol. 29, 2023, pp. 78-92.

PEREIRA, Amanda; OLIVEIRA, Daniel. "Jogos Educativos no Ensino de Ciências e História: Uma Abordagem Interdisciplinar". Revista Brasileira de Educação, vol. 28, 2022, pp. 98-115.

PEREIRA, S. J.; NASCIMENTO, D. R. "Resistências ao Lúdico no Ensino: Um Estudo sobre a Percepção de Professores". Revista Brasileira de Formação de Professores, vol. 24, 2022, pp. 98-113.

PRENSKY, M. Teaching digital natives: Partnering for real learning. 2010.

RODRIGUES, R. L.; OLIVEIRA, T. F. "Uso de Jogos Educativos em História e Geografia: Experiência em uma Escola de Ensino Médio". Educação e Ludicidade, vol. 17, 2023, pp. 78-93.

SANTOS, Maria Clara; ALVES, João Carlos. Gincanas educativas e o desenvolvimento de competências sociais. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 4, p. 123-136, 2022.

SANTOS, Renata; OLIVEIRA, Roberto. "Gincanas Pedagógicas e o Desenvolvimento de Competências Sociais". Educação em Foco, vol. 27, 2022, pp. 45-59.

SILVA, M. R.; ALMEIDA, J. P. "A Aplicação de Gincanas Pedagógicas no Ensino Fundamental". Revista Brasileira de Educação Lúdica, vol. 18, 2021, pp. 35-49.

STELZER, Jonathan. A seriedade do jogo: Homo Ludens de Johan Huizinga e o fim do elemento lúdico. International Journal of Play , v. 12, n. 3, p. 337-348, 2023.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Braga Soares , G. ., Santana Ferreira da Silva , L. ., Fonseca de Almeida, M. da L. ., Da Silva Marques, J. ., & Santana do Nascimento, V. . (2024). JOGOS E GINCANAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3210

Artículos más leídos del mismo autor/a