JOGOS E GINCANAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO

Authors

  • Geovany Braga Soares UFT https://orcid.org/0000-0002-5056-6999
  • Lucilma Santana Ferreira da Silva FESAMAR, Brasil
  • Maria da Luz Fonseca de Almeida Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil
  • Jefferson Da Silva Marques CEULP/ULBRA – TO, Brasil
  • Victória Santana do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3210

Keywords:

Jogos educativos; Gincanas pedagógicas; Ensino Lúdico; Aprendizagem Ativa; Gamificação.

Abstract

Este artigo explora o uso de jogos e gincanas como estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizado. Discute-se como essas práticas lúdicas podem ser integradas ao currículo escolar para promover a motivação dos alunos, facilitar a compreensão de conteúdos complexos e desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Estas práticas promovem um ambiente de aprendizagem interativo, onde os alunos são motivados a participar e se envolver ativamente com os conteúdos. A literatura recente demonstra que a implementação de jogos educativos e gincanas não apenas reforça a fixação de conceitos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas. O objetivo deste trabalho tratou de analisar como os jogos e gincanas podem ser utilizados como ferramentas lúdicas no contexto educacional, destacando sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos estudantes, tanto no aspecto cognitivo quanto no socioemocional. A revisão bibliográfica inclui estudos recentes sobre a eficácia dessas abordagens em diferentes contextos educacionais. O trabalho conclui que apesar dos benefícios, a adoção dessas metodologias enfrenta desafios, como a resistência de alguns educadores e a falta de recursos adequados nas escolas. A superação desses obstáculos requer formação continuada para os professores e um planejamento estratégico que alinhe as atividades lúdicas aos objetivos educacionais. Estudos de caso mostram que, quando bem implementadas, essas práticas podem resultar em melhorias significativas no engajamento e na retenção do conhecimento pelos alunos.

Author Biography

Geovany Braga Soares , UFT

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Possui Graduação em Gestão Ambiental, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós-Graduado em
MBA em Gestão de Projetos e Pós-Graduado em Química Ambiental e Saneamento Ambiental. Possui ensino
médio integrado ao curso Técnico de Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Tocantins (IFTO). Foi Bolsista Colaborador no Laboratório deSaneamento, do Instituto Federal doTocantins -
Campus Paraíso, nos anos de 2013 à 2014 e novamente como Estagiário, nos anos de 2016 à 2018. Foi
Estagiário do Laboratório de Alimentos do Instituto Federal doTocantins - Campus Paraíso, no ano de 2015. Foi
Bolsista Monitor nas disciplinas de Química Geral 1 e 2 nos anos de 2017 a 2018. Pesquisador nas áreas de
Química, Química Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento. Foi extensionista com projeto voltado
para a formação de Docentes, "Estreitando Laços Entre Teoria e Prática na Formação de Professores". Foi
Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID) de agosto de 2018 á janeiro de 2020. Consultor e Mentor de Trabalhos
Acadêmicos e Científicos, Consultor Ambiental, bem como Ministra aulas particulares de Química, Física,
Biologia, Ciências e Inglês possuindo fluência em Inglês. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de
Porto Nacional (SEMED) como professor de Ensino Fundamental II no ano de 2022. Trabalhou como professor
de Química do Ensino Médio na escola Estadual David Barbosa Rolins (DBR/SRE/SEDUC-TO) em
Marianópolis, bem como lecionou para o Ensino Fundamental e Médio no Colégio São Geraldo em Paraíso do
Tocantins, ministrando as disciplinas de Ciências e Itinerário Informativos de Química.

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Published

2024-11-13

How to Cite

Braga Soares , G. ., Santana Ferreira da Silva , L. ., Fonseca de Almeida, M. da L. ., Da Silva Marques, J. ., & Santana do Nascimento, V. . (2024). JOGOS E GINCANAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: FERRAMENTAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3210

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