A HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZADO INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNÍCIPIO DE PORTO NACIONAL – TO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3209Palabras clave:
Horta Escolar; Escola do Campo; Ensino e Aprendizagem; Interdisciplinaridade.Resumen
Este artigo resume um trabalho realizado no âmbito escolar no ano de 2022, focado na temática: "Horta escolar como ferramenta Pedagógica e Interdisciplinar na Escola do Campo". O estudo concentrou-se na construção de uma horta escolar e na realização de atividades interdisciplinares envolvendo todas as disciplinas da Base Nacional Comum. Partiu-se da ideia de que a horta escolar funciona como um laboratório vivo, permitindo a contextualização dos conteúdos e promovendo a interdisciplinaridade, unindo teoria e prática. Essa abordagem favorece um processo de ensino-aprendizagem que integra diversos saberes produzidos pela humanidade. Inicialmente, foram investigados os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes sobre o tema, antes e depois da inserção no projeto. Participaram ao todo 20 estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, com idades entre 10 e 15 anos, juntamente com seus professores e equipe pedagógica da Escola Municipal Pau D’arco, em Porto Nacional/TO, no período matutino. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários, atividades dos alunos e observações. Os resultados destacaram a eficácia da horta escolar como uma valiosa ferramenta pedagógica e interação entre teoria e conhecimentos práticos.
Citas
BORGES, Fernanda Almeida. Hortas escolares na abordagem da educação ambiental e interdisciplinaridade. 2020.
BORGES, Leonardo Alfaiate Ferreira et al. Horta escolar como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica. 2024.
CABRAL, Luciana Ferrari Espíndola et al. MIDIATIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA HORTA ESCOLAR: É POSSÍVEL TRABALHAR COM HORTAS SEM TER UMA HORTA? Mediatization and scientific communication in a school vegetable garden: is it possible to work with gardens without owning one?. Revista do EDICC-ISSN 2317-3815, v. 9, 2023.
COSTA, M. S.; ALMEIDA, P. R. A horta escolar como ferramenta interdisciplinar: contribuições para o ensino e a aprendizagem. Revista de Educação e Ciências, v. 12, n. 2, p. 45-60, 2020.
COSTA, M. S.; LIMA, P. A. Desenvolvimento de competências por meio de práticas agrícolas escolares: uma revisão. Revista de Educação e Práticas Sustentáveis, v. 5, n. 3, p. 33-50, 2021.
DA SILVA, Fabio José Antônio et al. Horta Sustentável: Projeto estratégico de ensino como proposta na Educação Ambiental. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e55611225878-e55611225878, 2022.
FERREIRA, T. C.; ALMEIDA, V. G. A criatividade no ensino por meio da horta escolar: uma abordagem inovadora. Revista Pedagógica Interdisciplinar, v. 8, n. 1, p. 19-30, 2022.
LIMA, José Roberto; DE SOUSA, Wendell Lima Ferreira; DE PAIVA, Yen Galdino. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA PERSPECTIVA DA SAÚDE GLOBAL: HORTA ESCOLAR ORGÂNICA. Educação Ambiental–atitudes e ações resilientes para o equilibrio do planeta, p. 123, 2022.
LIMA, R. S.; SOUZA, V. P.; GONÇALVES, D. P. A horta escolar como espaço de aprendizagem colaborativa: uma análise do impacto no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Revista Educação em Foco, v. 18, n. 4, p. 92-110, 2021.
LIMA, V. P.; COSTA, M. S. Parcerias e financiamento para hortas escolares: estratégias para a sustentabilidade. Revista de Políticas Educacionais, v. 15, n. 4, p. 115-130, 2021.
OLIVEIRA, F. R.; SOUZA, T. A.; MARTINS, L. F. Capacitação docente para a implementação de hortas escolares: desafios e perspectivas. Revista de Formação e Educação, v. 17, n. 1, p. 55-69, 2023.
OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. C. O ensino prático e o uso da horta escolar como ferramenta pedagógica. Revista Pedagógica Interdisciplinar, v. 11, n. 3, p. 24-39, 2019.
OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. C.; PEREIRA, L. R. A horta escolar e a contextualização do conhecimento: uma análise interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 2, p. 55-72, 2020.
OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. C.; PEREIRA, L. R. Horta escolar e sustentabilidade: práticas educativas para a conscientização ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 85-100, 2021.
PEREIRA, J. L.; RODRIGUES, M. E. Políticas públicas para hortas escolares: caminhos para uma educação sustentável. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 20, n. 1, p. 34-50, 2022.
SANTOS, C. R.; ALMEIDA, M. J. A importância do apoio institucional para o sucesso das hortas escolares. Educação em Foco, v. 22, n. 3, p. 73-87, 2021.
SANTOS, M. E.; FERREIRA, T. A horta escolar no ensino de ciências: perspectivas para o aumento do interesse dos alunos. Ciências na Escola, v. 14, n. 3, p. 22-37, 2022.
SANTOS, R. M.; PEREIRA, D. A. Horta escolar e cidadania: reflexões sobre o impacto na formação dos alunos. Revista Educação e Sociedade, v. 12, n. 4, p. 75-90, 2019.
SILVA, A. M.; PEREIRA, L. B.; COSTA, R. M. Desafios e soluções para a implementação de hortas escolares: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação e Agricultura, v. 19, n. 2, p. 88-102, 2022.
SOUZA, T. R.; CARVALHO, F. L. A influência da horta escolar na promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. Revista de Nutrição e Saúde Escolar, v. 10, n. 1, p. 28-40, 2019.
SOUZA, T. R.; MARTINS, F. P. A horta escolar e a formação de cidadãos críticos: implicações no contexto educativo. Revista Brasileira de Educação e Cidadania, v. 15, n. 2, p. 48-63, 2021.
VIANA, D. C.; RODRIGUES DE CARVALHO DA SILVA, A. .; PEREIRA COELHO, R. A horta escolar como ferramenta pedagógica na educação para o desenvolvimento sustentável. Revista Polifonia em Foco , [S. l.], p. 35–51, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifma.edu.br/index.php/polifonia/article/view/1282. Acesso em: 18 set. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.