A HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZADO INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNÍCIPIO DE PORTO NACIONAL – TO

Autores/as

  • Geovany Braga Soares UFT https://orcid.org/0000-0002-5056-6999
  • Maria da Luz Fonseca Almeida UFT - Campus Porto Nacional
  • Lucilma Santana Ferreira Da Silva SEMED - Porto Nacional
  • Jefferson da Silva Marques CEULP/ULBRA - Palmas
  • Victória Santana Do Nascimento UFT - Campus Palmas

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3209

Palabras clave:

Horta Escolar; Escola do Campo; Ensino e Aprendizagem; Interdisciplinaridade.

Resumen

Este artigo resume um trabalho realizado no âmbito escolar no ano de 2022, focado na temática: "Horta escolar como ferramenta Pedagógica e Interdisciplinar na Escola do Campo". O estudo concentrou-se na construção de uma horta escolar e na realização de atividades interdisciplinares envolvendo todas as disciplinas da Base Nacional Comum. Partiu-se da ideia de que a horta escolar funciona como um laboratório vivo, permitindo a contextualização dos conteúdos e promovendo a interdisciplinaridade, unindo teoria e prática. Essa abordagem favorece um processo de ensino-aprendizagem que integra diversos saberes produzidos pela humanidade. Inicialmente, foram investigados os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes sobre o tema, antes e depois da inserção no projeto. Participaram ao todo 20 estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, com idades entre 10 e 15 anos, juntamente com seus professores e equipe pedagógica da Escola Municipal Pau D’arco, em Porto Nacional/TO, no período matutino. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários, atividades dos alunos e observações. Os resultados destacaram a eficácia da horta escolar como uma valiosa ferramenta pedagógica e interação entre teoria e conhecimentos práticos.

Biografía del autor/a

Geovany Braga Soares, UFT

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Possui Graduação em Gestão Ambiental, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós-Graduado em
MBA em Gestão de Projetos e Pós-Graduado em Química Ambiental e Saneamento Ambiental. Possui ensino
médio integrado ao curso Técnico de Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Tocantins (IFTO). Foi Bolsista Colaborador no Laboratório deSaneamento, do Instituto Federal doTocantins -
Campus Paraíso, nos anos de 2013 à 2014 e novamente como Estagiário, nos anos de 2016 à 2018. Foi
Estagiário do Laboratório de Alimentos do Instituto Federal doTocantins - Campus Paraíso, no ano de 2015. Foi
Bolsista Monitor nas disciplinas de Química Geral 1 e 2 nos anos de 2017 a 2018. Pesquisador nas áreas de
Química, Química Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento. Foi extensionista com projeto voltado
para a formação de Docentes, "Estreitando Laços Entre Teoria e Prática na Formação de Professores". Foi
Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID) de agosto de 2018 á janeiro de 2020. Consultor e Mentor de Trabalhos
Acadêmicos e Científicos, Consultor Ambiental, bem como Ministra aulas particulares de Química, Física,
Biologia, Ciências e Inglês possuindo fluência em Inglês. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de
Porto Nacional (SEMED) como professor de Ensino Fundamental II no ano de 2022. Trabalhou como professor
de Química do Ensino Médio na escola Estadual David Barbosa Rolins (DBR/SRE/SEDUC-TO) em
Marianópolis, bem como lecionou para o Ensino Fundamental e Médio no Colégio São Geraldo em Paraíso do
Tocantins, ministrando as disciplinas de Ciências e Itinerário Informativos de Química.

Citas

BORGES, Fernanda Almeida. Hortas escolares na abordagem da educação ambiental e interdisciplinaridade. 2020.

BORGES, Leonardo Alfaiate Ferreira et al. Horta escolar como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica. 2024.

CABRAL, Luciana Ferrari Espíndola et al. MIDIATIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA HORTA ESCOLAR: É POSSÍVEL TRABALHAR COM HORTAS SEM TER UMA HORTA? Mediatization and scientific communication in a school vegetable garden: is it possible to work with gardens without owning one?. Revista do EDICC-ISSN 2317-3815, v. 9, 2023.

COSTA, M. S.; ALMEIDA, P. R. A horta escolar como ferramenta interdisciplinar: contribuições para o ensino e a aprendizagem. Revista de Educação e Ciências, v. 12, n. 2, p. 45-60, 2020.

COSTA, M. S.; LIMA, P. A. Desenvolvimento de competências por meio de práticas agrícolas escolares: uma revisão. Revista de Educação e Práticas Sustentáveis, v. 5, n. 3, p. 33-50, 2021.

DA SILVA, Fabio José Antônio et al. Horta Sustentável: Projeto estratégico de ensino como proposta na Educação Ambiental. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e55611225878-e55611225878, 2022.

FERREIRA, T. C.; ALMEIDA, V. G. A criatividade no ensino por meio da horta escolar: uma abordagem inovadora. Revista Pedagógica Interdisciplinar, v. 8, n. 1, p. 19-30, 2022.

LIMA, José Roberto; DE SOUSA, Wendell Lima Ferreira; DE PAIVA, Yen Galdino. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA PERSPECTIVA DA SAÚDE GLOBAL: HORTA ESCOLAR ORGÂNICA. Educação Ambiental–atitudes e ações resilientes para o equilibrio do planeta, p. 123, 2022.

LIMA, R. S.; SOUZA, V. P.; GONÇALVES, D. P. A horta escolar como espaço de aprendizagem colaborativa: uma análise do impacto no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Revista Educação em Foco, v. 18, n. 4, p. 92-110, 2021.

LIMA, V. P.; COSTA, M. S. Parcerias e financiamento para hortas escolares: estratégias para a sustentabilidade. Revista de Políticas Educacionais, v. 15, n. 4, p. 115-130, 2021.

OLIVEIRA, F. R.; SOUZA, T. A.; MARTINS, L. F. Capacitação docente para a implementação de hortas escolares: desafios e perspectivas. Revista de Formação e Educação, v. 17, n. 1, p. 55-69, 2023.

OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. C. O ensino prático e o uso da horta escolar como ferramenta pedagógica. Revista Pedagógica Interdisciplinar, v. 11, n. 3, p. 24-39, 2019.

OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. C.; PEREIRA, L. R. A horta escolar e a contextualização do conhecimento: uma análise interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 2, p. 55-72, 2020.

OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. C.; PEREIRA, L. R. Horta escolar e sustentabilidade: práticas educativas para a conscientização ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 85-100, 2021.

PEREIRA, J. L.; RODRIGUES, M. E. Políticas públicas para hortas escolares: caminhos para uma educação sustentável. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 20, n. 1, p. 34-50, 2022.

SANTOS, C. R.; ALMEIDA, M. J. A importância do apoio institucional para o sucesso das hortas escolares. Educação em Foco, v. 22, n. 3, p. 73-87, 2021.

SANTOS, M. E.; FERREIRA, T. A horta escolar no ensino de ciências: perspectivas para o aumento do interesse dos alunos. Ciências na Escola, v. 14, n. 3, p. 22-37, 2022.

SANTOS, R. M.; PEREIRA, D. A. Horta escolar e cidadania: reflexões sobre o impacto na formação dos alunos. Revista Educação e Sociedade, v. 12, n. 4, p. 75-90, 2019.

SILVA, A. M.; PEREIRA, L. B.; COSTA, R. M. Desafios e soluções para a implementação de hortas escolares: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação e Agricultura, v. 19, n. 2, p. 88-102, 2022.

SOUZA, T. R.; CARVALHO, F. L. A influência da horta escolar na promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. Revista de Nutrição e Saúde Escolar, v. 10, n. 1, p. 28-40, 2019.

SOUZA, T. R.; MARTINS, F. P. A horta escolar e a formação de cidadãos críticos: implicações no contexto educativo. Revista Brasileira de Educação e Cidadania, v. 15, n. 2, p. 48-63, 2021.

VIANA, D. C.; RODRIGUES DE CARVALHO DA SILVA, A. .; PEREIRA COELHO, R. A horta escolar como ferramenta pedagógica na educação para o desenvolvimento sustentável. Revista Polifonia em Foco , [S. l.], p. 35–51, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifma.edu.br/index.php/polifonia/article/view/1282. Acesso em: 18 set. 2024.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Braga Soares, G., Almeida, M. da L. F., Da Silva, L. S. F., Marques , J. da S. ., & Do Nascimento, V. S. . (2024). A HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZADO INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNÍCIPIO DE PORTO NACIONAL – TO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3209

Artículos más leídos del mismo autor/a