ESTUDO DO MEIO: O TURISMO PEDAGÓGICO COMO METODOLOGIA MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores/as

  • CARMELO SUZARTE DOS SANTOS Santos

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3084

Palabras clave:

Turismo Pedagógico; Metodologia; Motivação; Aprendizagem; Estudo do Meio.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a influência do turismo pedagógico na aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Seabra. Inicialmente, descreveu-se o turismo pedagógico como uma metodologia motivacional, seguida da análise dos dados coletados sobre atividades pedagógicas consideradas desmotivadoras e motivadoras para o aprendizado. O levantamento comparou a desmotivação e a motivação no aprendizado entre escolas que implementaram atividades de turismo pedagógico e aquelas que não o fizeram. Os resultados indicam que o turismo pedagógico atua como um importante artifício motivador, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno ao promover descobertas e experiências que resultam em uma aprendizagem mais significativa. Para a efetivação dessa estratégia, destaca-se a necessidade de uma gestão escolar que viabilize práticas inovadoras, apoiadas por investimentos públicos, possibilitando que estudantes e professores concretizem e experimentem novas metodologias educacionais.

Biografía del autor/a

CARMELO SUZARTE DOS SANTOS Santos

Carmelo Suzarte dos Santos es un profesional activo en el ámbito de la educación profesional, con experiencia en gestión educativa. Se graduó en Turismo y está licenciado en Geografía y Pedagogía. Carmelo se ha destacado por su compromiso en promover el desarrollo de iniciativas orientadas a mejorar la educación y fortalecer las prácticas pedagógicas.

Con una trayectoria de más de diez años en la docencia, desempeña un papel fundamental en Consultoría y Soluciones Educacionales (CSE), donde trabaja como Consultor y Gestor Educativo. Su labor se caracteriza por la implementación de proyectos que buscan la innovación educativa, la capacitación y la inserción de jóvenes en el mundo laboral.

Carmelo también es conocido por su habilidad de liderazgo, comunicación y trabajo en equipo, lo que le permite interactuar de manera efectiva con diferentes públicos, incluidos estudiantes, educadores y gestores.

Además de su trabajo en CSE, Carmelo participa como educador de tránsito, orientador de trabajos académicos y supervisor de prácticas. Su dedicación a la formación y al desarrollo humano lo convierte en una referencia en su área de especialización.

Citas

ARANTE, Ana Cristina; HAETINGER, Max Gunther. Educação, corpo e movimento. 1. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 11 dez. 2020.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 8. ed. São Paulo: Senac, 2003.

BESSA, Valéria da Hora. Teorias da aprendizagem. 3. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 12 nov. 2020.

BRITO, Maria Helena de Paula; DE ARRUDA, Neivaely Aparecida de Oliveira; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. Escola, pobreza e aprendizagem: reflexões sobre a educabilidade. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21930_10055.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

BRUNER, J. Experience and education. New York: Macmillan, 1938.

DEWEY, John. Experience and education. New York: Macmillan, 1938.

FACULDADE INTERVALE. Apostila: psicologia da educação. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 28 out. 2020.

FALCÃO, Elsine Carneiro. Turismo pedagógico como metodologia de aprendizagem. Disponível em: https://ww2.faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/vol7-1-2014/artigo7.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

FORNO, Márcia Rakel Grahl Dal. Avaliação da educação e da aprendizagem. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 11 dez. 2020.

FREINET, C. Defende a integração de atividades como intercâmbios escolares e passeios, conectando essas práticas ao turismo pedagógico.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JUNIOR, Marcos Vinicio Wink; PAESE, Luis Henrique Zanandréa. Nível de desigualdade de aprendizado escolar: uma análise a partir dos desempenhos dos Coredes gaúchos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação da Básica, 2013. Disponível em: revistas.dee.spgg.rs.gov.br>article>download. Acesso em: 28 set. 2020.

MAIA, Christiane Martinatti; SCHEIBEL, Maria Fani; URBAN, Ana Claudia. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil, 2009. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 7 nov. 2020.

MARTINS, Luiz Ailil Vianna; NETO, Francisco Raimundo Alves. O turismo pedagógico como dinamizador do processo ensino-aprendizagem no Proeja. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4893. Acesso em: 28 set. 2020.

MATOS, Francisco de Castro. Turismo pedagógico: o estudo do meio como ferramenta fomentadora do currículo escolar. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_7/arquivos/01/01_Mattos.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

Portal do Ministério do Turismo. Turismo pedagógico cresce no Brasil. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/604-turismo-pedagogico-cresce-no-brasil.html. Acesso em: 28 out. 2020.

SCHEIBEL, S. (2009). Enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que deem significado ao aprendizado, promovendo transformação social e emancipação do estudante.

WALLON, Henri. Fala sobre a conexão entre emoção e aprendizado, enfatizando como experiências emocionais podem facilitar a retenção de conhecimento.

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Santos, C. S. D. S. (2024). ESTUDO DO MEIO: O TURISMO PEDAGÓGICO COMO METODOLOGIA MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3084