ESTUDO DO MEIO: O TURISMO PEDAGÓGICO COMO METODOLOGIA MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Authors

  • CARMELO SUZARTE DOS SANTOS Santos

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3084

Keywords:

Turismo Pedagógico; Metodologia; Motivação; Aprendizagem; Estudo do Meio.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a influência do turismo pedagógico na aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Seabra. Inicialmente, descreveu-se o turismo pedagógico como uma metodologia motivacional, seguida da análise dos dados coletados sobre atividades pedagógicas consideradas desmotivadoras e motivadoras para o aprendizado. O levantamento comparou a desmotivação e a motivação no aprendizado entre escolas que implementaram atividades de turismo pedagógico e aquelas que não o fizeram. Os resultados indicam que o turismo pedagógico atua como um importante artifício motivador, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno ao promover descobertas e experiências que resultam em uma aprendizagem mais significativa. Para a efetivação dessa estratégia, destaca-se a necessidade de uma gestão escolar que viabilize práticas inovadoras, apoiadas por investimentos públicos, possibilitando que estudantes e professores concretizem e experimentem novas metodologias educacionais.

Author Biography

CARMELO SUZARTE DOS SANTOS Santos

Carmelo Suzarte dos Santos is a professional active in the field of vocational education, with experience in educational management. He holds a degree in Tourism, and is licensed in Geography and Pedagogy. Carmelo has distinguished himself through his commitment to promoting the development of initiatives aimed at improving education and strengthening pedagogical practices.

With a career spanning over ten years in teaching, he plays a fundamental role at Consultoria e Soluções Educacionais (CSE), where he works as an Educational Consultant and Manager. His work is characterized by the implementation of projects that aim at educational innovation, training, and the integration of young people into the labor market.

Carmelo is also known for his leadership, communication, and teamwork skills, which enable him to interact effectively with various audiences, including students, educators, and managers.

In addition to his work at CSE, Carmelo serves as a traffic educator, academic advisor, and internship supervisor. His dedication to training and human development makes him a reference in his area of expertise.

 

References

ARANTE, Ana Cristina; HAETINGER, Max Gunther. Educação, corpo e movimento. 1. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 11 dez. 2020.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 8. ed. São Paulo: Senac, 2003.

BESSA, Valéria da Hora. Teorias da aprendizagem. 3. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 12 nov. 2020.

BRITO, Maria Helena de Paula; DE ARRUDA, Neivaely Aparecida de Oliveira; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. Escola, pobreza e aprendizagem: reflexões sobre a educabilidade. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21930_10055.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

BRUNER, J. Experience and education. New York: Macmillan, 1938.

DEWEY, John. Experience and education. New York: Macmillan, 1938.

FACULDADE INTERVALE. Apostila: psicologia da educação. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 28 out. 2020.

FALCÃO, Elsine Carneiro. Turismo pedagógico como metodologia de aprendizagem. Disponível em: https://ww2.faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/vol7-1-2014/artigo7.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

FORNO, Márcia Rakel Grahl Dal. Avaliação da educação e da aprendizagem. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 11 dez. 2020.

FREINET, C. Defende a integração de atividades como intercâmbios escolares e passeios, conectando essas práticas ao turismo pedagógico.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JUNIOR, Marcos Vinicio Wink; PAESE, Luis Henrique Zanandréa. Nível de desigualdade de aprendizado escolar: uma análise a partir dos desempenhos dos Coredes gaúchos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação da Básica, 2013. Disponível em: revistas.dee.spgg.rs.gov.br>article>download. Acesso em: 28 set. 2020.

MAIA, Christiane Martinatti; SCHEIBEL, Maria Fani; URBAN, Ana Claudia. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil, 2009. Disponível em: https://www.portalcontato.com.br/portal/aluno-best/. Acesso em: 7 nov. 2020.

MARTINS, Luiz Ailil Vianna; NETO, Francisco Raimundo Alves. O turismo pedagógico como dinamizador do processo ensino-aprendizagem no Proeja. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4893. Acesso em: 28 set. 2020.

MATOS, Francisco de Castro. Turismo pedagógico: o estudo do meio como ferramenta fomentadora do currículo escolar. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_7/arquivos/01/01_Mattos.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

Portal do Ministério do Turismo. Turismo pedagógico cresce no Brasil. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/604-turismo-pedagogico-cresce-no-brasil.html. Acesso em: 28 out. 2020.

SCHEIBEL, S. (2009). Enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que deem significado ao aprendizado, promovendo transformação social e emancipação do estudante.

WALLON, Henri. Fala sobre a conexão entre emoção e aprendizado, enfatizando como experiências emocionais podem facilitar a retenção de conhecimento.

Published

2024-10-30

How to Cite

Santos, C. S. D. S. (2024). ESTUDO DO MEIO: O TURISMO PEDAGÓGICO COMO METODOLOGIA MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3084