O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O DIREITO DA CRIANÇA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL
ASPECTOS QUANTO A (IN) EFETIVIDADE DE DIREITOS DA PERSONALIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2857Palabras clave:
School inclusion, children with disabilities (PCD), Brazilian Inclusion Law (LBI), public policies, inclusive education, human rights, academic development, accessibility.Resumen
Este artigo aborda a inclusão escolar de crianças com deficiência (PCD) no Brasil, com foco na análise crítica da (In)efetividade das políticas educacionais em promover um ambiente inclusivo. O problema central da pesquisa reside na disparidade entre as diretrizes legais e a realidade cotidiana das escolas brasileiras, evidenciada pela falta de infraestrutura, insuficiência de profissionais qualificados e carência de apoio especializado. A metodologia adotada foi um estudo de caso, que permitiu uma investigação aprofundada das práticas inclusivas em escolas públicas, destacando os desafios e avanços na implementação das políticas de inclusão. O tema é relevante, pois a inclusão educacional é uma condição essencial para o desenvolvimento integral de crianças com deficiência, promovendo não apenas seu progresso acadêmico, mas também sua participação social. O objetivo geral da pesquisa é avaliar o impacto das políticas de inclusão no desenvolvimento dessas crianças, identificando tanto as conquistas quanto os obstáculos, com vistas a propor melhorias. Conclui-se que a inclusão educacional exige um esforço articulado entre Estado, escolas e famílias, visando garantir uma educação equitativa e promover uma sociedade mais justa.
Citas
Educação inclusiva: desafios e caminhos para a valorização da diferença. Disponível em: https://profei.unespar.edu.br/livros/educacao-inclusiva-1.pdf.
Acesso em: 12 set. 2024.
DUQUE, Luciana Fernandes. The school inclusion agent on the support for students intellectually disabled: a study in municipal schools at São Paulo. 2008. 163 f.
Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, s, 2008.
Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/f5260c06-f1c6-4eeb-a52c-bc8de970b180.
Acesso em: 12 set. 2024.
INCLUSIVA, E. A inclusão escolar atingiu um patamar. Disponível em: https://www.fundacaosantillana.org.br/wpcontent/uploads/2020/07/EducacaoInclusivaPra tica.pdf.
Acesso em: 12 set. 2024.
DUTRA, G. S.; MENEZES, R. D. DE. Tecnologia assistiva na educação especial. Iniciação & Formação Docente, v. 7, n. 3, p. 630, 2020.
Disponível em:https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/4984
Editora metrics. Disponível em: https://editorametrics.com.br/livro/inclusaoescolar. Acesso em: 12 set. 2024.
Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015.
Acesso em: 4 set. 2024.
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Acesso em: 8 set. 2024.
MANTOAN, M. T. E. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES, DIRIGENTES E
PAIS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 2, n. 1, 2015.
Santos (2018). Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial v. 31, n. 60, jan./mar. 2018.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091.
Acesso em: 14 set. 2024.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: WAK, 2017.
Costa, F. A. de S. C., Zanata, E. M., & Capellini, V. L. M. F. (2018). A educação infantil com foco na inclusão de alunos com
TEA. REVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(21), 294–313.
Disponivel: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592 ALMEIDA, R. da S., CRISPIM, M. S. da S., SILVA, D. S. da, & Peixoto, S.
P. L. (2018). A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO PARA
TODOS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(2), 89.
Disponivel Em : https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4218
Claudia Werneck. Disponível em: https://www.escoladegente.org.br/claudia-werneck.
Acesso em: 14 set. 2024.
Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia- noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com- deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda.
Acesso em: 14 set. 2024.
Vieira Figueiredo, R., Wessler Boneti, L., & Poulin, J.-R. (2017). DA EPISTEMOLOGIA CLÁSSICA DA EDUCAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Diálogo
Educacional, 17(53), 959–977. https://doi.org/10.7213/1981- 416X.17.053.AO12
SOUZA LIMA, RITA DE CÁSSIA, PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE O ENSINO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONDIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA. Disponível
em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgen/wp- content/uploads/2023/08/Dissertacao-RITA-DE-CASSIA-SOUZA-LIMA- 08-07-1-1.pdf.
Acesso em: 14 set. 2024b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.