TRIAGEM INTELIGENTE: VALIDAÇÃO PREDITIVA DE CHATBOT COM USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PRÉ-TRIAGEM DE PACIENTES PARA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.2811Palabras clave:
Odontologia; Pacientes; Triagem; Inteligência Artificial.Resumen
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará apresenta entraves na triagem dos pacientes. Objetivo: realizar a validação preditiva de um chatbot para pré-triagem de pacientes. Métodos: trata-se de um estudo transversal quantitativo para comparação de dados relatados pelo humano ao chatbot com exame clínico odontológico. Trinta indivíduos compuseram a amostra. Foram aplicados testes Exato de Fisher, de acurácia e Kappa de Cohen. Resultados: O uso do celular para agendamento de consultas foi estatisticamente diferente (p=0,025) entre aqueles que o utilizam para a leitura de notícias. Houve concordância acima de 80% entre a mensuração do chatbot e do exame clínico; reprodutibilidade perfeita (Kappa>0,800, p<0,001) para perda de dente permanente e arcada superior edêntula; e reprodutibilidade regular (Kappa<0,400, p<0,05) para mobilidade dental, tártaro e sangramento gengival. Conclusão: o chatbot apresentou reprodutibilidade, concordância e acurácia satisfatórias para parâmetros dentais e sintomatologia dolorosa. Condições relacionadas ao periodonto apresentaram resultados insatisfatórios.
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