DA LOUSA AO TABLET: EXPLORANDO A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2414

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Tecnologia educacional, Metodologias Ativas

Resumen

Este estudo se propõe estudar duas práticas pedagógicas que têm sido incorporadas ao ensino da matemática no Brasil nos últimos anos. Iremos investigar a evolução dessas ferramentas, destacando como elas influenciaram a maneira como o conhecimento matemático é transmitido e adquirido. O foco principal estará em como os recursos digitais impulsionaram o surgimento e a consolidação de metodologias de ensino interativas e dinâmicas, oferecendo aos estudantes experiências de aprendizagem mais envolventes e personalizadas. Essa reflexão é fundamental para inspirar a criação de abordagens educacionais mais cativantes e métodos de ensino mais envolventes, buscando aperfeiçoar o aprendizado e o ensino da matemática. Ao compreendermos as nuances dessas transformações, estaremos mais preparados para construir um futuro onde a tecnologia atue como aliada fundamental na preparação dos alunos para os desafios que se apresentam.

Citas

ALVES, U. G.; ROQUE, S. M.; CARMO, I. R.; NASCIMENTO, V. P. S.; PONDÉ, I. V.; SILVA, J. T. B. Metodologias ativas: docência com inteligência artificial. RECIMA21 Revista Científica Multidisciplina, v. 4, n. 7, p. e473535, 2023. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3535

BASILAIA, G.; KVAVADZE, D. Transition to online education in schools during a SARS-CoV-2 coronavirus (COVID-19) pandemic in Georgia. Pedagogical Research, v. 5, n. 4, p. 1-9, 2020. https://eric.ed.gov/?id=EJ1263561

BUTTERWORTH, B.; VARMA, S.; LAURILLARD, D. Dyscalculia: From brain to education. Science, v. 332, n. 6033, p. 1049-1053, 2011. https://doi.org/10.1126/science.1201536

CNN BRASIL. Governo de SP anuncia projeto piloto com inteligência artificial na educação. CNN Brasil, 2024. https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/governo-de-sp-anuncia-projeto-piloto-com-inteligencia-artificial-na-educacao/

FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. A plataforma Khan Academy no ensino de matemática. Interfaces da Educação, v. 12, n. 35, p. 301-323, 2021. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775

GANARAJ, K.; ASHWINI, C. S.; RAJATHA; SHETTY, S.; BABITHA. A review of the COVID19 pandemic impact on higher education globally. In: Global higher education and the COVID-19 pandemic. [S.l.]: Apple Academic Press, 2023. p. 259–271. https://doi.org/10.1201/9781003328582-16

GÜNHAN, B. C.; AÇAN, H. The effect of using dynamic geometry software on the success of geometry: A metaanalysis study. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education (TURCOMAT), v. 7, n. 1, p. 01–23, 2016. https://turcomat.org/index.php/turkbilmat/article/view/102

HODGES, C. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

HOHENWARTER, M. GeoGebra: Ein Softwaresystem für dynamische Geometrie und Algebra der Ebene. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática) - University of Salzburg, Salzburgo, 2002. https://uni-salzburg.elsevierpure.com/en/publications/geogebra-ein-softwaresystem-f%C3%BCr-dynamische-geometrie-und-algebra-

HOHENWARTER, M.; LAVICZ, J.; PREINER, J. Introducing dynamic mathematics with GeoGebra. 1. ed. Berlim: Springer, 2008. https://eric.ed.gov/?id=EJ858171

LIMA, M. G.; ROCHA, A. A. S. As tecnologias digitais no ensino de matemática. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 8, n. 5, p. 729–739, 2022. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5513

MARTINS, A. A. P.; LUCENA, I. C. R.; SILVA, M. F. V.; SILVA, F. H. S. Jogos digitais no ensino da matemática: estado do conhecimento (2016 - 2021). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 12, p. e24011, 2024. https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16128

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

NOGUEIRA, C. A.; NERY, É. S. S.; BRAGA, M. D. Formação continuada de professores de matemática: um olhar para as metodologias ativas nos processos de ensino e de aprendizagem. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 90–111, 2020. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12654

PINTO, M.; LEITE, C. Digital technologies in support of students learning in Higher Education: Literature review. Digital Education Review, n. 37, p. 343–360, 2020. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1301647.pdf

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Santos, T., Carneiro, L. G. de O., & de Souza, G. (2024). DA LOUSA AO TABLET: EXPLORANDO A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2414