PARÂMETROS DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2411Palabras clave:
Eletrônico, Segurança de transações, Consumidor digital.Resumen
O avanço do comércio eletrônico, juntamente com os progressos nos métodos de pagamento e o aumento do uso de criptomoedas, impulsiona a adoção de tecnologias digitais tanto na seleção quanto na transação de produtos. No entanto, essa mudança apresenta desafios para os consumidores, especialmente aqueles que ainda não estão familiarizados com o comércio online. O comércio eletrônico engloba diversas modalidades, como B2A, B2B, B2C e C2A, e desempenha um papel essencial na economia brasileira. Em 2020, o país registrou um aumento significativo no número de pedidos online, com um faturamento de R$ 126,3 bilhões e 20 milhões de novos clientes. Nesse contexto, este estudo visa compreender a percepção e a avaliação dos consumidores sobre suas experiências com tecnologia digital no comércio eletrônico, além de analisar a aplicação da legislação de proteção ao consumidor nesse cenário. Os objetivos específicos incluem explorar a origem do Código de Defesa do Consumidor, definir o conceito de defeito, avaliar os sistemas de responsabilidade, analisar defesas e impedimentos dessa responsabilidade, investigar casos em que a responsabilidade pode ser imputada ao fornecedor final por produtos defeituosos, examinar o comportamento do consumidor brasileiro em compras online, descrever as inovações trazidas pela Nota Técnica nº 281/2012 para a defesa do consumidor e explorar o direito de desistência de compra. A justificativa para este estudo reside na necessidade de atualizar a legislação de proteção ao consumidor para lidar com os desafios e transformações trazidos pelo comércio eletrônico. Proteger os direitos dos consumidores é crucial em um contexto onde a vulnerabilidade pode ser explorada em transações digitais. Portanto, este trabalho busca contribuir para o entendimento e aprimoramento das leis de proteção ao consumidor no comércio eletrônico no Brasil.
Citas
AGHAUNOR, LAVIN; FOTOH, Xavieria. Factors affecting ecommerce adoption in Nigerian banks. 2006.
ANDRADE, Rogério de. Guia Prático de E-Commerce. 1. ed. São Paulo: Angra, 2001.
BIGDATA CORP. Pesquisa O PErfil do E-Commerce brasileiro. (2020). Disponível em: https://newsroom.br.paypal-corp.com/download/2020.08.+Perfil+E-Commerce+2020.pdf. Acesso em: 27/09/2022.
BRASIL. Decreto nº 7.962, de 15 de março de 2013. Dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2013.
BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 set. 1990.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional do Consumidor. Nota Técnica nº 281/2012. Brasília, DF, 2012.
DE AZEVEDO, Diego Ghiringhelli. Estudo transdisciplinar das relações de consumo. Paco Editorial, 2019.
FREIRE, Daniel et al. Um tribunal internacional para a internet. Almedina, 2019.
HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Elsevier Brasil, 2018.
MENDONÇA, Herbert Garcia de. E-commerce. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 4, n. 2, p. 240-251, 2016.
NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da economia brasileira. Leya, 2015.
NUNES, Rizzatto. Curso de direito do consumidor. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
Pesquisa Psafe. Quase 70% dos consumidores têm medo de comprar on-line; Economia IG. https://economia.ig.com.br/2021-08-06/fraude-compra-online.html.
SILVA, Bruna Alves da; AZEVEDO, Sandson Barbosa. O Comportamento do Consumidor do E-commerce: Fatores que influenciam o Processo Decisório de Compra. In: XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2015.
SMITH, Rob; SPEAKER, Mark; THOMPSON, Mark. O Mais Completo Guia Sobre ECommerce 1. ed. São Paulo: Futura, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.