USO DO DOMINÓ PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PIUM/TO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2318Palabras clave:
cálculo mental, álgebra, aprendizagem divertida, atividade lúdicaResumen
O uso de atividades lúdicas, utilizada como recurso metodológico didático na educação, motiva e desperta o interesse do aluno, contribuindo para uma aprendizagem mais atrativa e significativa, permitindo a fixação dos conteúdos abortados em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo utilizar o jogo Dominó de operações com números naturais com o intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula no desenvolvimento do cálculo mental e utilização dos conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão em resolução de problemas com alunos do 6º ano do ensino fundamental. O jogo foi realizado no horário normal de aula no período da manhã, com duração total de 2 aulas de 50 minutos cada, com a participação de 40 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Pium–TO. Houve a formação de 10 (dez) grupos (4 alunos por grupo) para apresentação e explicação das regras do jogo. Após a utilização do jogo, os alunos foram convidados a responder um questionário com as seguintes questões fechadas. Através da análise da aplicação do jogo, observou-se que a abordagem lúdica realizada apresentou valores iguais ou superiores a 70% em todos os quesitos questionados, demonstrando uma boa aceitação e contribuindo para um aprendizado significativo sobre o conteúdo estudado. O jogo proporcionou uma situação de socialização, um ambiente descontraído e interativo para uma aprendizagem contextualizada e mais próxima do cotidiano do aluno. Portanto, o dominó de operações com números naturais foi uma estratégia auxiliar de grande relevância para o aprendizado e fixação do estudo das operações básicas, apoiando o professor a contextualizar o conteúdo e motivar os alunos.
Citas
CARDOSO, V.C.; SILVA, J.H. da. A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 21, nº 33, 31 de agosto de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/33/a-utilizacao-do-domino-como-recur
so-para-o-ensino-das-quatro-operacoes-para-uma-turma-do-sexto-ano-do-ensino-funda
mental. Acesso em: 3 jan. 2024.
CARNEIRO, L. de N.S. Aprendizagem da matemática: Dificuldades para aprender conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática). Universidade Federal do Pará Campus Universitário, Castanhal 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:
/jspui/bitstream/prefix/603/6/TCC_AprendizagemMatematicaDificuldades.pdf. Acesso em: 2 fev. 2024.
HOLANDA, M.D.M. de; FREITAS, I.B.; RODRIGUES, A.C. da S. Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 2, 2020. https://doi.org/10.224811/rid- DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7160
uesb.v5i2.7160
MASOLA, W. de J.; ALLEVATO, N.S.G. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões Educação Matemática Debate, vol. 3, núm. 7, pp. 52-67, 2019. https://doi.org/10.24116/emd.v3n7a03 DOI: https://doi.org/10.24116/emd.v3n7a03
MELO, C.H. da C.; LIMA, C.N. de. A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 39, 18 de outubro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.
edu.br/artigos/22/39/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-de-matematica-no-ensino-fundamental-ii. Acesso em: 10 jan. 2024.
MIGUEL, J.C.O ensino de Matemática na perspectiva da formação de conceitos: implicações teórico-metodológicas. Núcleos de Ensino, p.375-394, 2005. Disponível em: https://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/O%20ensino%20de%20matematica.pdf. Acesso em: 27 jan. 2024.
NASCIMENTO, T.; SANTOS, T. S.; LINO, E. P.; JÚNIOR, J. R. M. A utilização do jogo dominó de frações nas aulas de Matemática. 2015. Disponível em: https://
periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/1920. Acesso em: 12 mar. 2021.
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2007.
RODRIGUES, G.S. Uma proposta de aplicação de jogos matemáticos no Ensino Básico. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/341
Acesso 5 fev. 2024.
SANTOS, J. E. B. O dominó no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática. 2015. Disponível em: https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo_revis
ta.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
SANTOS, R.A.B. dos; ANDRADE, C.S. de; JUCÁ, J.M.B.; BARRETO, C. da C. A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. Revista Educação Pública, v. 21, nº 42, 23 de novembro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/42/a-utilizacao-de-jogos-como-ferramenta-auxiliar-no ensino-da-matematica. Acesso em 4 jan. 2024.
SANTOS, T. P. A. dos; ARAÚJO, Y. R. e S.; SOUZA, E. C. de; SILVA, A. dos S. ROLETA QUÍMICA: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 3, n. 3, 2024. DOI: 10.61164/rmnm.v3i3.2214. DOI: https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2214
SOUZA, J. M. P.; SALVADOR, M. A. S. O lúdico e as metodologias ativas: possibilidades e limites nas ações pedagógicas. In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., Fortaleza, 2019. Anais eletrônicos [...]. Fortaleza, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6487_13082019182354.pdf. Acesso em 15 jan. 2024.
UNESP. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Câmpus de São José do Rio Preto. Departamento de Matemática. Brincando com Divisores. 2013. Disponível em: https://www. ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica/6-ao-9ano Acesso em: 10 jan. 2024
WARTHA, E.J.; KIOURANIS, N.M.M.; VIEIRA, R.M. Jogos educativos e o desenvolvimento de capacidade de pensamento crítico. In: CLEOPHAS, M.; SOARES, M. H. F. B. Didatização Lúdica no Ensino de Química Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 65-77. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.