DOMINÓ DAS EQUAÇÕES: RECURSO LÚDICO PARA O APRENDIZADO DA ÁLGEBRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PARAÍSO DO TOCANTINS-TO

Autores

  • Kênia de Castro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Rayanne de Freitas Cruz Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins
  • Sérgio Luis Melo Viroli Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2315

Palavras-chave:

dificuldade de aprendizagem, jogo, discalculia

Resumo

Álgebra é um conteúdo matemático que exige um intenso nível de abstração, devido aos valores numéricos expressos na forma literal, ou seja, uso de letras para expressar valores numéricos, podendo não apresentando significado para a maioria dos alunos, situação, que pode provocar uma considerável queda do aprendizado, iniciando uma incompreensão dos conteúdos matemáticos escolares. Diante do contexto, a pesquisa teve como objetivo utilizar e avaliar o jogo dominó das equações do 1º grau para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. O estudo foi desenvolvido de forma quantitativa, visando avaliar um jogo desenvolvido para auxiliar a aprendizagem de equações do 1º grau. O jogo foi aplicado no mês de agosto, em uma turma com 40 alunos do 1º ano do Ensino Médio, no período matutino, com duração de 50 minutos, em uma escola pública localizada na cidade de Paraíso do Tocantins, Estado do Tocantins. Após a utilização do jogo, os alunos foram convidados a responder um questionário com as seguintes 3 (três) questões fechadas e 2 (duas) abertas. O diagnóstico A análise da aplicação do jogo Dominó das equações do 1º grau, demostra que a abordagem lúdica realizada apresentou valores iguais ou superiores a 70% em todos os quesitos questionados, evidenciando boa aceitação e contribuindo para um aprendizado significativo sobre o conteúdo de álgebra estudado. O jogo dominó das equações do 1º grau proporcionou uma situação de socialização em ambiente descontraído e interativo, gerando uma aprendizagem contextualizada e mais próxima do cotidiano do aluno. Portanto, o uso da atividade lúdica foi uma estratégia auxiliar de grande relevância para o aprendizado e fixação do estudo da álgebra e operações matemáticas básicas, apoiando o professor a contextualizar o conteúdo e motivar os alunos.

Referências

CARDOSO, V.C.; SILVA, J.H. da. A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 21, nº 33, 31 de agosto de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/33/a-utilizacao-do-domino-como-recur

so-para-o-ensino-das-quatro-operacoes-para-uma-turma-do-sexto-ano-do-ensino-funda

mental. Acesso em: 3 jan. 2024.

CRUZ, R. DE F.; VIROLI, S. L. M.; PEREIRA, P. V. D.; OLIVEIRA, F. E. F.; FILHO, A. D. P. Use of dominoes as a learning resource for mathematical operations: experience with 6th grade students in a public school. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 10, Recife, 2023. Anais eletrônicos [...]. Recife, p.1-6, 2023.

MASSA, L. S.; RIBAS, D. Uso de jogos no ensino de Matemática. In: OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. Secretaria de Estado da Educação Paraná. Cadernos do programa de Desenvolvimento Educacional. Curitiba, v.1, 2016. ISBN 978-85-8015-039-1., v. I, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/cadernospde/pde

busca/producoes_pde/2016/2016_artigo_mat_unicentro_deucleiaribas.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.

MELO, C. H. da C.; LIMA, C. N. de. A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 39, 18 de outubro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.

edu.br/artigos/22/39/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-de-matematica-no-ensino-fundamental-ii. Acesso em: 5 jan. 2024

OLIVEIRA, C. G. de. Um estudo da equação do primeiro grau e suas diferentes representações: resultados da intervenção realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental. In: OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. Secretaria de Estado da Educação Paraná. Cadernos do programa de Desenvolvimento Educacional. Curitiba, v.1, 2016. ISBN 978-85-8015-039-1. Disponível em: https://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/con

teúdo/ conteudo.php?conteudo=612

PEREIRA, C. A.; SANDMANN, A. Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia. v.8, n.17, 2017. DOI. 95/recit.v8i17.5047

ROSADA, A. M. C. A importância dos jogos na educação matemática no ensino fundamental. Medianeira. Monografia Especialista em Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Medianeira. 2013 Disponível em: https://re

positorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20718/2/MD_EDUMTE_2014_2_1.pdf. Acesso

Acesso em: 10 fev. 2024.

SANTOS, R. A. B. dos; ANDRADE, C. S. de; JUCÁ, J. M. B.; BARRETO, C. da C. A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. Revista Educação Pública, v. 21, nº 42, 23 de novembro de 2021. Disponível em: https://educa

caopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/42/a-utilizacao-de-jogos-como-ferramenta-auxili

ar-no ensino-da-matematica. Acesso em: 5 jan. 2024

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, E. S. O uso de jogos no ensino de álgebra: uma experiência nos anos finais do nível fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2020a. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17304/1/ESS23042020.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024

SILVA, D. K. F. A confecção e a aplicação do jogo dominó algébrico em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Dois Riachos-AL para aprendizagem de equações do primeiro grau: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática. Universidade Federal de Alagoas. Dois Riachos, 2020b. Disponível em: https:// www.repositorio.ufal.

br/handle/123456789/8664. Acesso em 19 jan.2024.

SILVA, R. N. da. Álgebra e aritmética no ensino fundamental: um estudo de como ensiná-las de forma integrada e com base em significados. 2007. Disponível em https://docplayer.com.br/6592672-Algebra-e-aritmetica-no-ensino-fundamental-um-estudo-de-como-ensina-las-de-forma-integrada-e-com-base-em-si

gnificados.html. Acesso em: 02 fev. 2024.

SILVA, E. A.; LIMA, V.A.F. de. Discalculia e problemas familiares que interferem no processo de aprendizagem da matemática. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação. Vol.4, N.6, 2023. DOI: https: //doi.org/10.21166/ ctp.v4i6.3524 DOI: https://doi.org/10.21166/ctp.v4i6.3524

SOUZA, J. M. P.; SALVADOR, M. A. S. O lúdico e as metodologias ativas: possibilidades e limites nas ações pedagógicas. In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., Fortaleza, 2019. Anais eletrônicos [...]. Fortaleza, 2019. Disponível em https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABA

LHO _E V127_MD1_SA8_ID6487_13082019182354.pdf. Acesso em 15 jan. 2024.

UNESP. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Câmpus de São José do Rio Preto. Departamento de Matemática. Brincando com Divisores. 2013. Disponível em: https://www.Ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao

/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica/6-ao-9ano Acesso em: 10 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

de Castro da Silva, K., de Freitas Cruz, R., & Melo Viroli, S. L. . (2024). DOMINÓ DAS EQUAÇÕES: RECURSO LÚDICO PARA O APRENDIZADO DA ÁLGEBRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PARAÍSO DO TOCANTINS-TO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2315