A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Rosimar Macedo Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini
  • Marcia Alves Taveira Dias Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i1.2168

Palabras clave:

Aprendizagem, Livros, Práticas pedagógicas

Resumen

A literatura infantil inserida em um processo de ensino-aprendizagem pode facilitar o desenvolvimento e o conhecimento da criança, visto que as informações e as experiências do aluno serão construídas de forma lúdica e prazerosa. Com base nessa premissa, o objetivo deste artigo foi apresentar de forma breve os benefícios da leitura e as narrativas da literatura na educação infantil, enfatizando sobre a importância de ler histórias. O estudo apresentado é de natureza qualitativa e trata-se de uma revisão de literatura, com intuito de reunir informações sobre a importância da prática de leitura na educação infantil e sintetizá-los em um documento, principalmente para uso didático. Diante das observações e pesquisas realizadas foi possível constatar que a relação com a leitura desde cedo garante o desenvolvimento e o crescimento de indivíduos alfabetizados, porque além de desenvolver uma boa leitura e melhorar as habilidades cognitivas, também influencia na interpretação do mundo e a nossa aquisição de conhecimentos. Além disso, resulta em impactos positivos como o desenvolvimento da concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulação da linguagem oral e ampliação da capacidade criativa.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017.

CARVALHO, Yuri Mariano. Do velho ao novo: a revisão de literatura como método de fazer ciência. Revista Thema, v. 16, n. 4, p. 913-928, 2019. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.913-928.1328

CORDEIRO, Lívia Barreto. Leitura deleite como forma de estímulo em turmas do 2º ano do ensino fundamental. 2020. 94 p. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus – ES, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/649>. Acessado em: Dez. 2023.

COSTA, Fábio Soares; SANTOS, Andreia Mendes. Representações de gênero e literatura infantil: paradidáticos em análise. Educação Por Escrito, v. 7, n. 2, p. 263-274, 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23835

Dentro da História. 5 passos para escolher um livro infantil. 2019. Disponível em: <https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/literatura/escolher-livro-infantil/>. Acessado em: Fev. 2024.

DOMINGOS, Girlane Paula; et al. A Importância da Leitura na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 669-680, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1423

FEIJÓ, Criscielle Oliveira. Bebetecas e leitura na primeira infância: um nicho de atuação para os bibliotecários. 2020. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande – RS, 2020. Disponível em: <https://repositorio.furg.br/handle/1/10004>. Acessado em: Dez. 2023.

FEITOZA, Iranara Saraiva Alves. Leitura deleite: reflexões para a expansão das práticas de leitura por professores alfabetizadores com os multiletramentos. Leitura: Teoria & Prática, v. 40, n. 84, p. 137-150, 2022. DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p137-150

FERNANDES, Caroline Rodrigues de Freitas; et al. A prática da leitura na educação infantil e anos iniciais: contribuição para o desenvolvimento da criança. In: FREITAS, Dayana Lúcia Rodrigues; Paiva, Luciano Luan Gomes; FERNANDES, Caroline Rodrigues de Freitas (Org.). Amplamente: Educação no século XXI. Recife: Even3, 2020, p. 83-93. Disponível em: <https://publicacoes.even3.com.br/book/amplamente-educacao-no-seculo-xxi--volume-02-148175>. Acessado em: Fev. 2024.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LANDIM, Márcia Regina Melchior; FLÔRES, Onici Claro. Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola. A Cor da Letras, v. 19, n. 3, p. 27-37, 2018. DOI: https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3482

LIMA, Marcia Machado. Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. 5, n. 12, p. 99-113, 2018. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3411

Ministério da Educação. Conta pra Mim. 2020. Disponível em: <https://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim>. Acessado em: Fev. 2024.

Novos Alunos. Entenda a importância da leitura para o desenvolvimento da criança. 2021. Disponível em: <https://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-da-crianca/>. Acessado em: Fev. 2024.

NUNES, Izonete; et al. A importância do incentivo à leitura na visão dos professores da escola Walt Disney. Revista Eletrônica da Faculdade de Alta Floresta, v. 1, n. 2, p. 1-19, 2012.

PEREIRA, Dayenne de Souza Bassut. A escolha de livros de literatura infantil por professoras da educação infantil. 2022. 172 p. Dissertação (Mestrado Profissional Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/47168>. Acessado em: Dez. 2023.

REYES, Yolanda. A casa imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

RODRIGUES, Suzana Machado. A prática de leitura na educação infantil como incentivo na formação de futuros leitores. Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 2, p. 241-249, 2015. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9653

SANTOS, Eloá Bartolo Teixeira. A literatura infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizado na Educação Infantil. Revista Educação Pública, v. 22, n. 4, 2022.

SANTOS, Nara Souza dos; GUIRALDELLI, Lisângela Aparecida. Monteiro Lobato: literatura infantil e as vozes polifônicas em memórias de Emília. Nucleus, v. 15, n. 1, p. 493-513, 2018. DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.2765

SOSA, Jesualdo. A literatura infantil. São Paulo: Cultrix: Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.

Publicado

2024-02-29

Cómo citar

Macedo, R., & Dias, M. A. T. . (2024). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i1.2168