A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TEORIAS EVOLUTIVAS

Autores/as

  • Patrícia Bernardo Villela Ávila Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcela de Souza Alves Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2160

Palabras clave:

Ciências, Evolução, Educação Básica, Ensino Fundamental

Resumen

Resumo: A evolução é considerada como o eixo norteador da Biologia pela maioria dos autores devido ser um estudo integrador e norteador de várias teorias, por isso, seu ensino se torna fundamental para que os estudantes tenham compreensão absoluta sobre os conceitos evolutivos. Propondo alternativas para o aprimoramento do ensino de Ciências com a utilização de tirinhas de histórias em quadrinhos e, de modo que seja construído ainda na educação básica, conhecimentos em Ciências de forma integrada com os conceitos evolutivos; esta pesquisa tem como objetivo investigar conhecimento sobre conceitos evolutivos. A pesquisa, de cunho quantitativo e do tipo exploratória, realizada por uma estudante, utilizou como fonte de dados um questionário do tipo fechado, com dezesseis perguntas com quatro opções de respostas e aplicado a estudantes em três turmas de sétimo ano do ensino fundamental de duas unidades escolares, uma na rede municipal e outra na rede estadual, no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos numericamente foram convertidos em porcentagem e transformados em gráficos elaborados no programa GraphPad Prism 8.0. As respostas obtidas no questionário foram separadas em quatro categorias a partir de conceitos trabalhados. Entre as unidades escolares houve divergências na compreensão dos conceitos trabalhados.  Devido as dúvidas conceituais pertinentes a faixa etária dos alunos, nota-se que as histórias em quadrinhos trazem uma motivação que lhes permite melhor compreensão da seleção natural e os conceitos envolvidos, demonstrando que é essencial a abordagem sobre a teoria evolutiva com recursos didáticos.

Biografía del autor/a

Patrícia Bernardo Villela Ávila, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Patrícia S B V de Ávila.
Graduada em Biologia | UFRJ, Professora de Ciências e Biologia,  Mestra em Educação e Ciências | UFRRJ

Marcela de Souza Alves, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Atualmente Doutora em Ciências com ênfase em Química Biológica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no laboratório de Plantas Aromáticas e Medicinais. Concluiu o mestrado na mesma instituição (2015) , especialista em Educação Básica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro foi professora substituta da disciplina de Biologia do CEFET uned Petrópolis e atuante como professora Docente I pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD/CEDERJ pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Em 2017, ingressou como tutora presencial do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD/CEDERJ pela UFRJ, nas disciplinas de Biologia Celular, Instrumentação ao Ensino de Ciências, Corpo Humano e a orienta alunos em Trabalho de Conclusão de Curso.Durante o mestrado desenvolveu estudos com enzimas do processo de detoxificação e caracterização de lipídios neutros de inseto-praga do grão armazenado. Analisou o perfil químico do óleo essencial de plantas medicinais e sua toxicidade no controle de pragas agrícolas. Durante o doutorado avaliou o perfil metabólico de inseto-praga através da análise por CG-EM, o teor germinativo de grãos submetidos à tratamento alternativo, sua toxicidade ao longo do armazenamento, e sobre fungos fitopatogênicos, e modelo celular similar à célula eucariótica (levedura), parâmetros que tornam o óleo essencial de capim-limão um potencial fumigante para o controle de insetos-pragas de grãos armazenados e fungos oportunistas.

Citas

Barbosa, M. A., Pereira, A. F., Brayner-Lopes, F., Rocha, M. de F. (2017). Análise de uma problematização com estudantes do ensino médio sobre o tema mutação. Debates Em Educação, 9(18), 155–182. http://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p155 DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p155

Campanini, D.B Análise da contribuição das histórias em quadrinhos na problematização de questões ambientais no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia & Educação), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica 562 (2013).

CARNEIRO, A. P. N. (2004). A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados. Universidade de Santa Catarina.

Carnevalle, M. R. (2014). PROJETO ARARIBÁ CIÊNCIAS 7o ANO. (Moderna, Ed.) (4a). São Paulo.

Dawkins, R. (2007). O Gene Egoísta (Vol. 1). São Paulo: Companhia das Letras. http://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Futuyma, D. J. (2002). Biologia Evolutiva (2nd ed.). SP: FUNPEC-RP.

Futuyma, D. J. (2009). Biologia Evolutiva (3rd ed.). São Paulo: FUNPEC.

Gastal, M. L., Goedert, D., Caixeta, F. V, Soares, M. (2009, November). PROGRESSO, ADAPTAÇÃO E TELEOLOGIA EM EVOLUÇÃO: O QUE APRENDEMOS, O QUE ENTENDEMOS E O QUE ENSINAMOS? ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12.

Gowdak, D. O., Martins, E. L. (2015). Ciências novo pensar, 7o ano. (FTD, Ed.) (2.ed.). São Paulo.

Guimarães, E. (2001). HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL. XXIV Congresso Brasileiro Da Comunicação, 17. Retrieved from http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/129151137437781999590570952241469951126.pdf

Harari, N. Y. (2015). Sapiens. Uma Breve História da Humanidade. São Paulo: L&PM Editores.

Herron, J. C., Freeman, S. (2009). Análise Evolutiva (4th ed.). Porto Alegre: Artmed.

Júnior, W. A. F. (2011). A construção da oposição entre Lamarck e Darwin e a vinculação de Nietzsche ao eugenismo. São Paulo. Retrieved from http://www.scielo.br/pdf/ss/v9n4/a04.pdf

KAMEL, C., ROCQUE, L. (2011, February). As histórias em quadrinhos como linguagem fomentadora de reflexões – uma análise de coleções de livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(3).

Koutníková, M. (2018). The Application of Comics in Science Education. Acta Educationis Generalis, 7(3), 88–98. http://doi.org/10.1515/atd-2017-0026 DOI: https://doi.org/10.1515/atd-2017-0026

Meglhioratti, F. A., Caldeira, A. M. de A., Bortolozzi, J. (2006). Recorrência da idéia de progresso na história do conceito de evolução biológica e nas concepções de professores de biologia: interfaces entre produção científica e contexto sócio-cultural. Filosofia E História Da Biologia, 1(1), 107–123.

OLIVEIRA, D. L. (1998). Polêmicas recorrentes na síntese evolutiva. EPISTEME, 3(6), 52–67.

Pirula, Lopes, R. J. (2019). Darwin sem Frescura: como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade. (HarperCollins, Ed.) (1st ed.). Rio de Janeiro.

Rama, A., Vergueiro, W. (2004). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. (Contexto, Ed.). São Paulo.

Ramos, P. (2006). É possível usar oralidade usando histórias em quadrinhos ?. Revista Intercâmbio, pp. 1–11. São Paulo: LAEL / PUC-SP. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/viewFile/3688/2413

Ridley, M. (2006). Evolução (3rd ed.). Porto Alegre: Artmed.

Santos, C. M. D., Klassa, B. (2012). Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética. Educação: Teoria E Prática, 22(40), 62–81.

Santos, R. E. dos, Vergueiro, W. D. C. S. (2012). Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, (27), 81–95. http://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498 DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498

SILVA, M. das D. da. Inserção de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de evolução: trabalhando o conceito de seleção natural no ensino médio. 47p. (2019) Trabalho de Conclusão de Curso. Vitória de Santo Antão.

Tidon, R., & Lewontin, R. C. (2004). Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, 27(1), 124–131. http://doi.org/10.1590/S1415-47572004000100021 DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-47572004000100021

Vergueiro, W. (2010). A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. (Contexto, Ed.) (4th ed.). São Paulo: In: Rama, Ângela Vergueiro, Waldomiro (Orgs.) Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Bernardo Villela Ávila, P., & de Souza Alves, M. (2024). A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TEORIAS EVOLUTIVAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(3). https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2160

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.