A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TEORIAS EVOLUTIVAS

Authors

  • Patrícia Bernardo Villela Ávila Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcela de Souza Alves Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2160

Keywords:

Ciências, Evolução, Educação Básica, Ensino Fundamental

Abstract

Abstract: Evolution is considered as the guiding axis of biology by most authors because it is a theory of great explanatory power, therefore, its teaching becomes essential for students to have an absolute understanding of evolutionary concepts. Proposing alternatives for the improvement of science education with the use of comic strip and, so that basic knowledge, science knowledge is integrated in an integrated way with evolutionary concepts; This research aims to investigate knowledge about evolutionary concepts, carried out by a graduate student in Biological Sciences during Science classes. The research, of quantitative and exploratory type, used as a data source a closed questionnaire, with sixteen questions with four answer options and applied to students in three classes of seventh grade of elementary school in two school units, one in municipal network and another in the state network, in the State of Rio de Janeiro. The results obtained numerically were converted into percentages and transformed into graphs prepared using the GraphPad Prism 8.0 program. The answers obtained in the questionnaire were separated into four categories based on concepts worked on. Among the school units there were differences in the understanding of the concepts worked on. Due to the conceptual doubts pertinent to the students' age group, it is noted that the comic books bring a motivation that allows them to better understand natural selection and the concepts involved, demonstrating that it is essential to approach evolutionary theory with didactic resources.

 

Author Biographies

Patrícia Bernardo Villela Ávila, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Patrícia S B V de Ávila.
Graduada em Biologia | UFRJ, Professora de Ciências e Biologia,  Mestra em Educação e Ciências | UFRRJ

Marcela de Souza Alves, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Atualmente Doutora em Ciências com ênfase em Química Biológica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no laboratório de Plantas Aromáticas e Medicinais. Concluiu o mestrado na mesma instituição (2015) , especialista em Educação Básica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro foi professora substituta da disciplina de Biologia do CEFET uned Petrópolis e atuante como professora Docente I pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD/CEDERJ pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Em 2017, ingressou como tutora presencial do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD/CEDERJ pela UFRJ, nas disciplinas de Biologia Celular, Instrumentação ao Ensino de Ciências, Corpo Humano e a orienta alunos em Trabalho de Conclusão de Curso.Durante o mestrado desenvolveu estudos com enzimas do processo de detoxificação e caracterização de lipídios neutros de inseto-praga do grão armazenado. Analisou o perfil químico do óleo essencial de plantas medicinais e sua toxicidade no controle de pragas agrícolas. Durante o doutorado avaliou o perfil metabólico de inseto-praga através da análise por CG-EM, o teor germinativo de grãos submetidos à tratamento alternativo, sua toxicidade ao longo do armazenamento, e sobre fungos fitopatogênicos, e modelo celular similar à célula eucariótica (levedura), parâmetros que tornam o óleo essencial de capim-limão um potencial fumigante para o controle de insetos-pragas de grãos armazenados e fungos oportunistas.

References

Barbosa, M. A., Pereira, A. F., Brayner-Lopes, F., Rocha, M. de F. (2017). Análise de uma problematização com estudantes do ensino médio sobre o tema mutação. Debates Em Educação, 9(18), 155–182. http://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p155 DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p155

Campanini, D.B Análise da contribuição das histórias em quadrinhos na problematização de questões ambientais no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia & Educação), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica 562 (2013).

CARNEIRO, A. P. N. (2004). A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados. Universidade de Santa Catarina.

Carnevalle, M. R. (2014). PROJETO ARARIBÁ CIÊNCIAS 7o ANO. (Moderna, Ed.) (4a). São Paulo.

Dawkins, R. (2007). O Gene Egoísta (Vol. 1). São Paulo: Companhia das Letras. http://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Futuyma, D. J. (2002). Biologia Evolutiva (2nd ed.). SP: FUNPEC-RP.

Futuyma, D. J. (2009). Biologia Evolutiva (3rd ed.). São Paulo: FUNPEC.

Gastal, M. L., Goedert, D., Caixeta, F. V, Soares, M. (2009, November). PROGRESSO, ADAPTAÇÃO E TELEOLOGIA EM EVOLUÇÃO: O QUE APRENDEMOS, O QUE ENTENDEMOS E O QUE ENSINAMOS? ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12.

Gowdak, D. O., Martins, E. L. (2015). Ciências novo pensar, 7o ano. (FTD, Ed.) (2.ed.). São Paulo.

Guimarães, E. (2001). HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL. XXIV Congresso Brasileiro Da Comunicação, 17. Retrieved from http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/129151137437781999590570952241469951126.pdf

Harari, N. Y. (2015). Sapiens. Uma Breve História da Humanidade. São Paulo: L&PM Editores.

Herron, J. C., Freeman, S. (2009). Análise Evolutiva (4th ed.). Porto Alegre: Artmed.

Júnior, W. A. F. (2011). A construção da oposição entre Lamarck e Darwin e a vinculação de Nietzsche ao eugenismo. São Paulo. Retrieved from http://www.scielo.br/pdf/ss/v9n4/a04.pdf

KAMEL, C., ROCQUE, L. (2011, February). As histórias em quadrinhos como linguagem fomentadora de reflexões – uma análise de coleções de livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(3).

Koutníková, M. (2018). The Application of Comics in Science Education. Acta Educationis Generalis, 7(3), 88–98. http://doi.org/10.1515/atd-2017-0026 DOI: https://doi.org/10.1515/atd-2017-0026

Meglhioratti, F. A., Caldeira, A. M. de A., Bortolozzi, J. (2006). Recorrência da idéia de progresso na história do conceito de evolução biológica e nas concepções de professores de biologia: interfaces entre produção científica e contexto sócio-cultural. Filosofia E História Da Biologia, 1(1), 107–123.

OLIVEIRA, D. L. (1998). Polêmicas recorrentes na síntese evolutiva. EPISTEME, 3(6), 52–67.

Pirula, Lopes, R. J. (2019). Darwin sem Frescura: como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade. (HarperCollins, Ed.) (1st ed.). Rio de Janeiro.

Rama, A., Vergueiro, W. (2004). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. (Contexto, Ed.). São Paulo.

Ramos, P. (2006). É possível usar oralidade usando histórias em quadrinhos ?. Revista Intercâmbio, pp. 1–11. São Paulo: LAEL / PUC-SP. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/viewFile/3688/2413

Ridley, M. (2006). Evolução (3rd ed.). Porto Alegre: Artmed.

Santos, C. M. D., Klassa, B. (2012). Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética. Educação: Teoria E Prática, 22(40), 62–81.

Santos, R. E. dos, Vergueiro, W. D. C. S. (2012). Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, (27), 81–95. http://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498 DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498

SILVA, M. das D. da. Inserção de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de evolução: trabalhando o conceito de seleção natural no ensino médio. 47p. (2019) Trabalho de Conclusão de Curso. Vitória de Santo Antão.

Tidon, R., & Lewontin, R. C. (2004). Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, 27(1), 124–131. http://doi.org/10.1590/S1415-47572004000100021 DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-47572004000100021

Vergueiro, W. (2010). A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. (Contexto, Ed.) (4th ed.). São Paulo: In: Rama, Ângela Vergueiro, Waldomiro (Orgs.) Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.

Published

2024-03-27

How to Cite

Bernardo Villela Ávila, P., & de Souza Alves, M. (2024). A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TEORIAS EVOLUTIVAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(3). https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2160