O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE AO DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

NA RUA D, NO BAIRRO JADERLÂNDIA II, NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA – PARÁ.

Autores/as

  • Mithia Monik Da Costa Da Costa Faculdade Faci Wyden
  • Euler Paixao Chaves Universidade Federal do Pará
  • Izabelle Sena Correa Bibiano Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Rafaella Correa Amaral Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1741

Palabras clave:

Resíduos Sólidos Urbanos, Educação Ambiental, Disposição Irregular., Urban solid waste, Environmental education, Irregular disposition

Resumen

Os problemas ambientais relacionados ao desenvolvimento urbano, dentre eles o crescimento expressivo de resíduo sólidos urbanos, tem causado grandes problemas no espaço socioambiental. Nesse sentido, a pesquisa teve como finalidade avaliar os impactos do lançamento inadequado dos Resíduos Sólidos Urbanos-RSU e a percepção visual da população quanto às medidas corretivas através da ação ambiental realizada no local de disposição irregular na Rua D, no bairro Jaderlância, no município de Ananindeua-PA. A metodologia foi composta em duas etapas, com caráter exploratório, mediante pesquisa qualitativa e quantitativa, pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema em questão, registros fotográficos in loco. Dessa forma, aplicou-se a ação corretiva no local de disposição irregular. Na segunda etapa foram utilizadas técnicas de geoprocessamento e posteriormente, com dados obtidos do IBGE e dos registros fotográficos e da aplicação do questionário pós-aplicação da medida corretiva foi possível gerar mapa de localização e gráficos estatísticos, ressalta-se ainda que a aplicação do questionário aos moradores da Rua D, tendo como tema educação ambiental, coleta seletiva, resíduos sólidos urbanos e melhorias do local. Os resultados obtidos evidenciaram a importância de trabalhar a educação ambiental na comunidade, desenvolvendo propostas de educação ambiental e práticas de conscientização ambiental para a diminuição de disposição irregular de resíduos sólidos urbanos, conscientizando a população diante da responsabilidade social e ambiental, que permita a dignidade, respeito, preservação e qualidade de vida entre ser humano e meio ambiente. Evidenciou-se também que a principal causa do descarte inadequado dos RSU na comunidade, é a falta de consciência ambiental da população, de conhecimento e informações acerca do assunto e problemas esses relacionados como o descarte indevido dos resíduos domiciliares.

Biografía del autor/a

Mithia Monik Da Costa Da Costa , Faculdade Faci Wyden

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária

Euler Paixao Chaves, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Engenharia Química - PPGEQ

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro, 2004.

ABRELPE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. São Paulo, 2018/2019. Disponível em: < http://abrelpe.org.br/panorama/>. Acesso: 28 de maio de 2020.

ARAÚJO, Kássia Karina; PIMENTEL, Angélica Kelly. A problemática do descarte irregular dos resíduos sólidos urbanos nos bairros Vergel do Lago e Jatiúca em Maceió, Alagoas. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 4, n. 2, p. 626-668, 2015. Disponível: <http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/2762/2283> Acesso: 19 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015626-668

BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso: 24 de maio de 2020.

Brasil. LEI No 9.795 DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso: 26 de maio de 2020.

BITTENCOURT, Paula Tonon et al. Metodologia de elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos da UFSC Campus Florianópolis. 2014. Disponível em: <https://gestaoderesiduos.ufsc.br/files/2016/04/TCC-Paula-T-BITTENCOURT.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Diagnóstico do manejo de resíduos sólidos urbanos2017. Brasília. Disponível em: < http://www.snis.gov.br/diagnosticoresiduos-solidos/diagnostico-rs-2017 >. Acesso: 29 de maio de 2020.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE, 2019. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/ananindeua/panorama>. Acesso em: 07 de junho de 2020.

Conselho Nacional do Meio Ambiente, n° 404, de 11 de novembro de 2008, Artigo 3°:

Classificação dos Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=592>. Acesso: 24 de maio de 2020.

CAVALCANTE, Cássia Liliane Alves. Coleta seletiva de resíduos sólidos no município de Fortaleza-Ce. 2016. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/31179/1/2016_tcc_clacavalcante.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020.

DOS SANTOS, Guilherme Garcia Dias. Análise e perspectivas de alternativas de destinação dos resíduos sólidos urbanos: o caso da incineração e da disposição em aterros. 2011. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/GuilhermeGarciaDiasDosSantos.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020.

DE AMORIM PEREIRA, Ulliane; ALEIXO, Natacha Regina Cíntia. OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS COMO CONDICIONANTE DE DOENÇAS NA CIDADE DE MANAUS–AM/Solid urban waste as conditioning of diseases in the city of Manaus-AM. REVISTA GEONORTE, v. 9, n. 31, p. 32-53, 2018. Disponível em: < https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/4355/3606>. Acesso: 28 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.32.53

DUARTE, Juliane Salapata; CRODA, Jessica Puhl; LAZAROTTO, Samara. Educação Ambiental: integrando conhecimentos multidisciplinares no município de Caiçara-RS. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, 2018. Disponível em: < http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/960>. Acesso: 28 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.960

DE ALVARENGA NOGUEIRA, Carolina Flávia Freitas. Política nacional de resíduos sólidos, coleta seletiva e seus atores: O caso do Distrito Federal. Revista Brasileira de Direito, v. 10, n. 1, p. 106-115, 2014. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5120214>. Acesso: 28 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v10n1p106-115

DO NASCIMENTO GONÇALVES, Alzeni et al. Análise da Rota Da Coleta Seletiva Dos Rsus Da Coopertan Em Tangará Da Serra–Mt. South American Development Society Journal, v. 5, n. 14, p. 376, 2019. Disponível: < http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/261/229> Acesso: 19 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p376-406

GRISA, D. C.; CAPANEMA, L. X. L. Resíduos sólidos urbanos. In: PUGA, F. P.; CASTRO, L. B. (org.). Visão 2035: Brasil, país desenvolvido: agendas setoriais para alcance da meta. 1. ed. Rio de Janeiro: BNDES, 2018.p.415-438.Disponível em: < https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16284 >. Acesso em: 29 de maio de 2020.

JÚNIOR, Moisés Rita Vasconcelos; CORRÊA, Rosália do Socorro da Silva. Impactos socioambientais causados pelo aterro sanitário no município de Marituba-PA. 2017. Disponível em:< https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/180039/101_00435.pdf?sequence=1%20&isAllowed=y >. Acesso: 24 de maio de 2020.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-206, 2003. Disponível: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso: 20 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008

LAKATO, E.M., MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MUCELIN, Carlos Alberto; BELLINI, Marta. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & natureza, v. 20, n. 1, p. 111-124, 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1>. Acesso: 24 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-45132008000100008

MACHADO, Júlia Teixeira. Educação Ambiental: um estudo sobre a ambientalização do cotidiano escolar. 2014. Tese de Doutorado. Tese de doutorado. ESALQ–CENA. 244p. Disponível em: < http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/cea/2016/08/R9.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020.

MELLO, Vanessa Caetano. OS DESAFIOS DA COLETA SELETIVA EM SANTO ÂNGELO, RIO GRANDE DO SUL. 2019. Disponível em: <https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/bitstream/ana/1340/1/VANESSA%20CAETANO%20MELLO.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020.

MOTA, José Carlos et al. Características e impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos: uma visão conceitual. Águas Subterrâneas, v. 1, 2009.

MAGALHÃES, L; MAGALHÃES, C. Belém ainda soma 500 pontos de descarte irregular de lixo, 2018. Disponível: < https://www.oliberal.com/belem/bel%C3%A9m-ainda-soma-500-pontos-de-descarte-irregular-de-lixo-1.9766> Acesso: 19 de junho de 2020.

OLIVEIRA, M. do S. J. L. et al. Meio ambiente e educação ambiental na percepção de professores de ensino fundamental e médio. BioFar Revista de Biologia e Farmácia. v.3, n.1, p. 88-104, 2009.

PERES, Roger Rodrigues et al. Educação ambiental para docentes enfermeiros: percepção e relação com a formação do enfermeiro. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 36, p. 85-93, 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36nspe/0102-6933-rgenf-36-spe-0085.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56696

RODRIGUES, Daniela Carolina et al. Proposição de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o Centro Integrado de Operação e Manutenção da CASAN (CIOM). 2016. Disponível em: <https://residuos.paginas.ufsc.br/files/2016/04/TCC-2015-2-Daniela-Carolina-Rodrigues.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020.

SIQUEIRA, Mônica Maria; MORAES, Maria Silvia de. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, p. 2115-2122, 2009. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000600018

<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232009000600018&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso: 23 de maio de 2020.

SANTOS, Flávio Reis; SILVA, Adriana Maria. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 2, p. 71-86, 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/inter/v18n2/1518-7012-inter-18-02-0071.pdf>. Acesso: 23 de maio de 2020.

SANTOS, Felipe Alan Souza; REIS, Simone Rocha; TAVARES, Jorge Alberto Vieira. Educação ambiental e sua importância para a sociedade em risco: Reflexão no ensino formal. 3º Simpósio Educação e comunicação–Edição Internacional. Aracajú/Sergipe. Anais, 2012. Disponível em: < http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-133-146.pdf>. Acesso: 23 de maio de 2020.

SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2.pdf>. Acesso: 28 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200010

SILVA, Sandro Pereira. A organização coletiva de catadores de material reciclável no Brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7413/1/td_2268.PDF>. Acesso: 28 de maio de 2020.

SANTAELLA, Sandra Tédde et al. Resíduos sólidos e a atual política ambiental brasileira. 2014. Disponível em: <http://www.repositoriobib.ufc.br/000011/00001121.pdf>. Acesso: 07 de junho de 2020.

SANTOS, G. G. D. dos; Análise e Perspectivas de Alternativas de Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos: O Caso da Incineração e da Disposição em Aterros. Dissertação (mestrado) – UFRJ/ COPPE/ Programa de Planejamento Energético, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/GuilhermeGarciaDiasDosSantos.pdf>. Acesso: 29 de maio de 2020.

SILVA, Luciana Uruga da. Disposição final de resíduos sólidos urbanos e a responsabilidade dos geradores e do poder público. 2015. Disponível: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/6563/1/MD_GAMUNI_VI_2014_56.pdf> Acesso: 19 de junho de 2020.

THATY, M. Política nacional de resíduos sólidos: situação dos municípios: bloco 4. Rádio Câmara, Brasília, 13 fev. 2017b. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEMESPECIAL/523265-POLITICA-NACIONAL-DE-RESIDUOS-SOLIDOSSITUACAO-DOS-MUNICIPIOS-BLOCO-4.html>. Acesso: 28 de maio de 2020.

TROMBETA, Letícia Roberta; LEAL, Antonio Cezar. Gestão dos resíduos sólidos urbanos: um olhar sobre a coleta seletiva no município de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Formação (Online), v. 1, n. 21, 2014. Disponível em: < https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/2361/2542>. Acesso: 28 de maio de 2020.

TEIXEIRA, Lucas André; TALAMONI, Jandira Líria Biscalquini; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 657-676, 2013. Disponível: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132013000300010&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso: 19 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300010

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Da Costa Da Costa , M. M., Paixao Chaves, E. ., Sena Correa Bibiano, I. ., & Correa Amaral, R. (2023). O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE AO DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS : NA RUA D, NO BAIRRO JADERLÂNDIA II, NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA – PARÁ. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1741