ACTCIÓNES DEL CENTRO DE ATENCIÓN A PERSONAS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS (NAPNEE) EN LA PERMANENCIA Y APRENDIZAJE DE ALUMNOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES EN LOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DE IFMG-CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA.

Autores/as

  • Sandro Salles Gonçalves IFMG
  • Ana Lúcia de Souza Guerra Prefeitura Municipal de Guanhães
  • Thaiga Cristina Maria Soares E. E. Erezinha Antunes Martins

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1697

Palabras clave:

NAPNEE, NEE, acessibilidade, permanência, políticas públicas

Resumen

Nas últimas décadas temos acompanhado a evolução das necessárias discussões em torno da inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços da sociedade. Considerando a Lei n° 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das IES, buscamos compreender e discutir como o NAPNEE tem se articulado e configurado suas ações diante das políticas públicas atuais na promoção da acessibilidade, inclusão e permanência dos alunos com NEE, público alvo de seu atendimento educacional. Nesse sentido, tivemos como objeto do estudo o NAPNEE no âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, do IFMG- Campus São João Evangelista, com investigação e analise nos documentos disponibilizados pelo NAPNEE, tendo em vista os objetivos da pesquisa. Desta maneira, esta pesquisa nos possibilita concluir que o Núcleo de atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, Campus São João Evangelista do IFMG, exerce papel indispensável na garantia de acesso e permanência, bem como no enfrentamento de entraves e dificuldades encontradas pelos alunos com necessidades educativas especiais dos cursos integrados ao ensino médio em sua relação com os processos de ensino e aprendizagem.

Citas

BELTHER. Josilda Maria. Educação especial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.

BISOL, C. A.; VALENTINI, C. B. Inclusão no ensino Superior: especificidades da prática docente com estudantes surdos. Caxias do Sul, RS: Educs, 2012.

BRASIL. ABNT NBR 9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://acessibilidade.unb.br/images/PDF/NORMA_NBR-9050.pdf. Acesso em: 21 de out. de 2022.

BRASIL. Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 26 nov. de 2022.

BRASIL. Decreto Nº 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em:

www.planalto.gov.br/ccivil/_03/decreto/2001/d3956.htm. Acesso em: 20 jul.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2004. Disponível em: http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/paginas/23/2004/5296.htm. Acesso em: 24 out. 2022.

_____. Inclusão digital e social de pessoas com deficiência: textos de referência para monitores de telecentros. Brasília: UNESCO, 2007. E-book. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/unesco/inclusao_digital_social_pessoas_deficiencia.pdf. Acesso em: 24 out. de 2022.

_____. Instrução Normativa nº 7 de 27 de maio de 2019. Normatiza o Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/napnee. Acesso em: 14 jan. de 2023.

_____. Lei Nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319. Acesso em: 27 dez. de 2022.

_____. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 2 jan. de 2023.

_____. Lei n° 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 4 jan. de 2023.

BRASIL, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 21 de jun. de 2022.

BRASIL, Programa Incluir – Ministério da Educação – Portal MEC. Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência nas Instituições Federais. 2005. Disponível em: www.mec.gov.br/programa-incluir. Acesso em: 10 de jul. de 2022.

_____.Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior e a Avaliação In Loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. 2013. Disponível em: https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2013/11/referenciais-de-acessibilidade-inep-mec-2013.pdf. Acesso em: 14 de dez. de 2022.

CORREA. Maria Ângela Monteiro. A Educação Especial na História: da Idade Média até o século XX. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 208 p. Disponível em: http://www.unirio.br/cch/escoladeturismologia/pasta-virtuais-de-docentes/maria-angela-monteiro-correa/educacao-especial-textos-da-disciplina/aula-2. Acesso em: 01 jul. 2023.

COSTA, Margarete Terezinha de Andrade. Tecnologia assistiva. Curitiba: Contentus, 2020.

DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas: Papirus, 2001.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS- IFMG. Resolução N° 22 de 03 de novembro de 2016. Dispõe sobre a regulamentação, funcionamento e atribuições dos Núcleos de atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas- NAPNEE. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/napnee. Acesso em: 14 jan. de 2023.

_____. Instrução normativa Nº 7 de 27 de maio de 2019. Normatiza o Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/InstruoNormativaProenn072019.pdf. Acesso em: 02 de fev. de 2023.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo um a sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

ZILIOTTO, Gisele Sotta. Educação Especial na perspectiva inclusiva: fundamentos psicológicos e biológicos. Curitiba: Intersaberes, 2015.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Sandro Salles Gonçalves, Ana Lúcia de Souza Guerra, & Thaiga Cristina Maria Soares. (2023). ACTCIÓNES DEL CENTRO DE ATENCIÓN A PERSONAS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS (NAPNEE) EN LA PERMANENCIA Y APRENDIZAJE DE ALUMNOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES EN LOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DE IFMG-CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1697