O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DETECÇÃO DE LACUNAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Inteligência Artificial,, detecção de lacunas, ensino e aprendizagem,, desafios éticos.Resumen
O presente artigo aborda a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na detecção de lacunas no processo de ensino e aprendizagem. A IA tem se mostrado uma ferramenta promissora na área da educação, oferecendo recursos avançados de análise e interpretação de dados para identificar áreas de melhoria no processo educacional. Neste contexto, a detecção de lacunas no ensino e aprendizagem torna-se crucial para promover uma educação mais eficiente e personalizada, adaptada às necessidades individuais dos estudantes. esse estudo buscou responder a seguinte indagação: Qual é o impacto da utilização da inteligência artificial na detecção de lacunas no processo de ensino e aprendizagem, considerando os desafios éticos? A presente pesquisa buscou investigar o papel da inteligência artificial na detecção de lacunas no processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração os desafios éticos relacionados à aplicação da IA. Tem com objetivo de explorar o papel da Inteligência Artificial na detecção de lacunas no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva através da técnica de levantamento bibliográfico dos principais autores e estudiosos sobre o tema em questão, além de informações resgatadas em websites e artigos. Constatou-se que a Inteligência Artificial na detecção de lacunas no processo de ensino e aprendizagem visa utilizar recursos avançados de análise de dados para identificar áreas problemáticas, ajustar o ensino e fornecer um ambiente educacional mais personalizado e eficaz.
Palavras-Chave: Inteligência Artificial, detecção de lacunas, ensino e aprendizagem, desafios éticos.
Citas
Accenture, (2017) Inteligência Artificial para acelerar o crescimento da América do Sul. Disponível em: https://www.accenture.com/br-pt/insight-artificial-intelligence-south-america. Acessado em 22 de junho de 2018.
Bostrom, N; Yudkowsky, E. “The Ethics of Artificial Intelligence”. Draft for Cambridge Handbook of Artificial Intelligence, eds. William Ramsey and Keith Frankish, 2011.
Calo, R. Digital market manipulation. George Washington Law Review, 82(4), 995-1054. 2013.
Erik Duval, The Learning Analytics Dashboard. Journal of Educational Technology, 2011.
George Siemens, Learning Analytics. The Emergence of a Discipline, 2013.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 .ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Kate Crawford, ética da inteligência artifici. Microsoft Research, 2018.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Maria de Andrade. Técnica de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1986.
McArthur, D. ; Lewis, M. Bishay, M. “The Roles of Artificial Intelligence in Education: Current Progress and Future Prospects”. Journal of Educational Technology, v1 n4 p42-80 Jan-Mar 2005.
MICHEL, M. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.