A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.1481Palabras clave:
Criança, Brinquedoteca, Desenvolvimento, AprendizagemResumen
O ato de brincar constitui um instrumento de grande importância no processo de desenvolvimento do ser humano. Os brinquedos e brincadeiras são capazes de proporcionar alegria, prazer, descontração e favorecer a interação entre a criança e sua realidade social. Nesta interação, a criança interage com objetos e com pessoas. Tudo isso contribui para a construção da sua identidade social, bem como favorece o seu desenvolvimento cognitivo. A brinquedoteca, então, surge como um instrumento capaz de colocar à disposição da criança e daqueles responsáveis por ela, como um recurso estratégico com vários recursos voltados para o desenvolvimento infantil. Ao interagir com os diferentes brinquedos e brincadeiras, a criança é capaz de representar a sua realidade social de forma mais prazerosa, o que facilita a aquisição de vários conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e capacidades necessárias ao ser humano. Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições que os brinquedos e as brincadeiras podem proporcionar à criança ao longo do seu desenvolvimento, levando-se em conta o uso dos recursos da brinquedoteca nos diferentes espaços sociais em que a criança possa encontrar-se inserida. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória e qualitativa, considerando as contribuições e aportes teóricos de autores renomados na literatura pertinente à temática objeto de estudo. Conclui-se ressaltando que a brinquedoteca é um recurso de vital relevância para a o cuidado infantil, considerando que a infância é uma etapa muito importante para o desenvolvimento humano. Além disso, concebe a necessidade de utilização da brinquedoteca como uma estratégia deve fazer parte de todos os momentos de vivência da criança, em diferentes contextos e espaços sociais.
Citas
ARAUJO, D.A.B. et al. Os espaços lúdicos como elementos formadores em uma creche do município de Santo André. 2016. Disponível em:
<http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1564 >. Acesso em: 10 de nov.
BRASIL. Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 de out. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de educação fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, v.01 e 02.1998. 85p.
BOMTEMPO, E. A brincadeira de faz-de-conta: lugar do simbolismo, da representação do imaginário. In: KISHIMOTO, T. (Org). O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 57-70.
BRASIL. Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 de out. de 2022.
CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Ed. Cultrix, 2001.
CARMO, A. do. A brinquedoteca hospitalar: uma intervenção positiva para a criança hospitalizada. (Monografia). Departamento de Educação do Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, São Paulo, 2008.
CUNHA, N. H S. & VIEGAS, D. Brinquedoteca Hospitalar. São Paulo: Guia de Orientação, 2003.
DE MORAES, V.M. O ‘brincar’ na educação infantil e o desenvolvimento da criança. Educationis, v. 8, n. 1, p. 1-7, 2020. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.001.0001
DE PAULA, M.V.G. Escola e cultura: o papel da educação física na valorização dos saberes culturais lúdicos por meio dos jogos tradicionais. Corpoconsciência, v. 24, n. 1, p. 205-216, 2020.
FAQUINELLO, P. O atendimento humanizado em unidade pediátrica: percepção do acompanhamento da criança hospitalizada. Texto & Contexto – Enfermagem. [online]. 2007, vol. 16, n. 4, p. 609-616. Disponível em: Acesso em: 23 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072007000400004
FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar, viver e aprender: educação e ludicidade no hospital. Revista Ciências e Letras. Porto Alegre, n. 35, p. 185-201, jun. 2004.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, São Paulo, Cortez: 2006.
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte; 2005. REVISTA DE SALUD PÚBLICA, v. 20, n. 3, p. 394, 2018.
GARCIA, J. A Recreação enquanto elemento norteador no processo de socialização da 4ª série A do Ensino Fundamental da escola José Alexandre Sávio no município de Campo Largo. Revista Eletronica de Educação Física. v. 8, n. 07, 2012.
GODOI, A. F. de. Hotelaria hospitalar e humanização no atendimento em hospitais. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2008.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico social dos conteúdos. 14ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do corpo e movimento. Curitiba, PR. FAEL, 2006.
NEGRINE, Airton da Silva; NEGRINE, Cristiane Soster. Educação Infantil: pensando, refletindo, propondo. Caxias do Sul: Educs, 2010.
NETO, R.A.S. A importância das atividades lúdicas na educação infantil. Sociedade em Debate, v. 1, n. 01, 2019.
NETO, Antonio Stabelino; MASCARENHAS, Luis Paulo Gomes. Relação Entre Fatores Ambientais e Habilidades Motoras Básicas em Crianças De 6 E 7 Anos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2004
OLIVEIRA, Aniê Coutinho de; SILVA, Kátia Cilene. Ludicidade e Psicomotricidade. Curitiba: Intersaberes, 2007.
OLIVEIRA, C. de et al. A hotelaria hospitalar como uma nova perspectiva de atuação em organizações de saúde. Turismo: estudos e prática – UERN, Mossoró-RN, vol. 1, n.2, p. 191-209, jul./dez. 2012.
PINEL, Hiran. Clínica Psicológica e Psicopedagógica: reinterpretando o Relatório do Serviço de Psicologia do Hospital Dr Dorio Silva, ES, 1988. Vitória, 2010.
SEGOVIA, A.F. A ludicidade no desenvolvimento motor da criança na educação infantil: a percepção do professor. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília. Brasília, 2019. Disponível em:<https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13879>. Acesso em 12 de novembro de 2022.
VIEGAS. Dráuzio. O Papel do Brinquedo na Educação e na Saúde. Seminário Nacional Brinquedoteca: A importância do Brinquedo na Saúde e na Educação. Brasília. Câmara dos Deputados. Coordenação de Publicações, p 26-38. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/clp/publicacoes/brinquedoteca120307.pdf>. Acesso em 24 out. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.