A ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE), E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Warley Santos Cajazeiro rofessor de Biologia, Especialista em Metodologia de Ensino de Biologia. Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

CTSA, Educação Básica, Metodologias Ativas

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como o enfoque na abordagem da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o uso de Metodologias Ativas no ensino podem ser de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem em aulas de biologia. Buscando a autonomia e o desenvolvimento crítico do aluno, por meio da educação crítica, tendo como resultado uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem, formando sujeitos que através da interdisciplinaridade e do contato com conceitos, pesquisas científicas e desenvolvimento de habilidades, para que possam entender e analisar o que acontece no mundo, seja a nível local, regional, nacional e até mundial, e consiga levar esses conhecimentos para o maior número possível de pessoas, exercendo a sua plena cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que refletirá sobre a temática, analisando os autores que trabalham com essas perspectivas de forma isoladas ou conjuntas.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Cajazeiro, W. S. (2023). A ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE), E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1317