PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:

UM OLHAR ATENTO PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Luciano Eugênio Viana ALFA UNIPAC TO- MG
  • Luciene Ornelas da Costa Araújo ALFA UNIPAC TO- MG
  • Alcillene Lopes de Amorim Andrade ALFA UNIPAC TO-MG

Palabras clave:

Psicologia Escolar, Anos Iniciais E.F, Dificuldades de Aprendizagem

Resumen

Este trabalho aborda a temática das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando as principais características dos estudantes conforme sua fase de desenvolvimento. Entende-se que, incorporado ao conjunto de elementos que compõem a vida do sujeito, aprender traz novas possibilidades e uma perspectiva de envolvimento com a aprendizagem. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, classificada como descritiva quantos aos fins, o estudo tem como objetivo central, apresentar as principais contribuições da(o) psicóloga(o) escolar frente as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os achados na literatura consultada apontam os inúmeros fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem, a importância da família, e as possibilidades de intervenções. Pode-se afirmar a importância das contribuições da Psicologia neste processo, bem como seu compromisso social tendo em vista os atuais índices do censo escolar da educação básica brasileira de 2021, e o impacto causado pelo insucesso escolar, muitas vezes decorrente das dificuldades de aprendizagens nos anos iniciais.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Viana, L. E., Araújo, L. O. da C., & Andrade, A. L. de A. (2023). PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:: UM OLHAR ATENTO PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1199