PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:
UM OLHAR ATENTO PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Psicologia Escolar, Anos Iniciais E.F, Dificuldades de AprendizagemAbstract
Este trabalho aborda a temática das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando as principais características dos estudantes conforme sua fase de desenvolvimento. Entende-se que, incorporado ao conjunto de elementos que compõem a vida do sujeito, aprender traz novas possibilidades e uma perspectiva de envolvimento com a aprendizagem. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, classificada como descritiva quantos aos fins, o estudo tem como objetivo central, apresentar as principais contribuições da(o) psicóloga(o) escolar frente as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os achados na literatura consultada apontam os inúmeros fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem, a importância da família, e as possibilidades de intervenções. Pode-se afirmar a importância das contribuições da Psicologia neste processo, bem como seu compromisso social tendo em vista os atuais índices do censo escolar da educação básica brasileira de 2021, e o impacto causado pelo insucesso escolar, muitas vezes decorrente das dificuldades de aprendizagens nos anos iniciais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.