EDUCAÇÃO INFANTIL:
A cultura africana e afro-brasileira e seus reflexos na desconstrução de práticas racistas
Keywords:
Educação Infantil, Cultura africana, Afro-brasileira, Diversidade culturalAbstract
Por meio deste artigo pretendeu-se analisar o estudo da cultura africana e afrobrasileira no currículo da educação infantil como possibilidade de incentivar o respeito à diversidade cultural e a desconstrução de práticas racistas. Estudar a cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil fundamenta-se na ideia de que é nessa fase que o indivíduo começa a desenvolver a personalidade e também em atenção aos Parâmetros Curriculares Nacionais num momento de busca pela democratização do ensino e valorização da diversidade, além do incentivo para o sentimento de apropriação cultural. Refletiu-se sobre a história africana e sua contribuição para a cultura afro-brasileira tendo a educação infantil como foco de trabalho evidenciando sua importância para que as crianças tenham conhecimento de sua cultura, emponderem da sua brasilidade e desconstruam práticas racistas. Ficou contemplado no trabaho uma análise sobre a migração compulsória do africano para o Brasil e a distribuição deste contingente populacional no território brasileiro. Daí desenvolveu-se um tópico para compreender a cultura afro-brasileira e maneiras de serem apresentadas na escola na etapa da educação infantil. Considerou-se que a diversidade cultural no Brasil mostra cada vez mais de forma contundente a necessidade de um debate sobre as relações étnico-raciais dentro da escola, uma vez que é nesse espaço que a criança se torna conhecedora de sua cultura e de sua história. A metodologia usada foi uma abordagem qualitativa com revisão de literatura de autores como Visentini (2013), Pinski (2010), Fausto (2012), Couto (2009), Amorim e Paladino (2012), Brasil (2013), entre outros
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.