A MUSICALIDADE NO ENSINO DOS ALUNOS DA EJA
Keywords:
Musicalidade, Ensino, EJAAbstract
O presente artigo tem como objetivo avaliar a importância da música e aptidão dos alunos da EJA em relação ao ensino de expressão oral e escrita. O tema foi escolhido considerando que a música pode aprimorar a criatividade oral e escrita dos alunos e melhorar o relacionamento entre os colegas criando ambientes saudáveis para a construção correta e adequada do uso social da língua minimizando assim, as desigualdades e os estereótipos aferidos à essa modalidade escolar. O uso do recurso musical em sala de aula pode propiciar um aprendizado diferenciado oportunizando aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas. Experimentar metodologias diversificadas na EJA é fundamental para que o professor perceba que as relações professor-aluno, aluno-aluno são diferenciadas por se tratar de pessoas que não tiveram a oportunidade da escolarização na época considerada adequada. Ao utilizar o recurso musical, o professor tem que ter a consciência de que seus alunos não são mais crianças, devendo, portanto, ter o cuidado para não infantilizar as aulas, mas despertar e instigar o interesse musical dos mesmos, através de ações criativas e prazerosas envolvendo a participação de todos no processo aprendente. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos como: DI PIERRO (2000),FREIRE (2011), FUCK (1994), PIAGET (2000), PINTO (2007), entre outros.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.