ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

O COMPROMISSO COM A PLURALIDADE CULTURAL

Autores

  • Thais de Araujo Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Augusto de Morais Pinho Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rogéria Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Diversidade, Arte, Pluralidade cultural, Ensino fundamental

Resumo

Tendo em vista os atuais conflitos religiosos e culturais, em função da diversidade cultural, encontra-se uma necessidade de oferecer aos alunos uma formação que garanta em sua base, conhecimento necessário sobre diversidade em caráter mundial para criar valores de tolerância, respeito e empatia perante a pluralidade cultural. Este artigo se justifica pela importância da escola trabalhar com a criança nos primeiros anos do ensino fundamental, o respeito ao próximo e as diferenças, dando ao individuo uma formação integral de cidadão consciente e tolerante. Encontra-se na aula de arte possibilidade de contribuir com a formação cidadã dos alunos no sentido de possibilitá-los a compreender a diversidade cultural e a valorizá-los; pois a arte além de proporcionar a criatividade do aluno, oferece um olhar sensível sobre o mundo. Tem-se como objetivo identificar métodos para trabalhar a diversidade cultural na escola a partir das aulas de arte. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, utilizando-se artigos, revistas e livros de autores como BARBOSA (1991), LARAIA (2009), KOWALEWSKI (2014) e outros estudiosos do assunto.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Oliveira, T. de A., Pinho, A. de M., & Almeida, R. (2023). ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:: O COMPROMISSO COM A PLURALIDADE CULTURAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/502