A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Keywords:
Professor, aluno, aprendizagem, interaçãoAbstract
O aluno, para estar preparado para o ato da aprendizagem, necessita sentir-se receptivo à matéria. Professor e aluno necessitam estar em um trabalho construtivo de diálogo e parceria, para que o processo de ensino e aprendizagem se torne possível e prazeroso. Este artigo teve como propósito estudar, analisar e buscar compreender como o relacionamento professor-aluno interfere na aprendizagem. Considerou-se no trabalho os aspectos emocionais, psicológicos e afetivos como elementos significativos para a construção do conhecimento. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura baseada em autores como CUNHA (2012), RELVAS (2010), FREIRE (2012), entre outros. Um bom relacionamento entre professor e aluno, gera uma melhor aprendizagem, tornando-se um intercessor por meio de componentes motivacionais, afetivos e relacionais na contribuição do ato de aprender. O professor, permeado por uma boa prática social e didática, deve ser consciente que, é necessário estabelecer relações positivas para atingir os objetivos e metas propostas com qualidade e prazer; esta é uma interação construída pela mediação do professor perante o aluno. O aluno precisa vivenciar momentos que gerem crescimento, confiança e, imprescindivelmente, que a relação com o professor não seja constituída por dúvidas em relação à fidelidade e às verdades que são fundamentais para um bom relacionamento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.