A UTILIZAÇÃO DA PLANTA CAESALPINIA FÉRREA (JUCÁ) COMO UM FITOTERÁPICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3880

Keywords:

Contextualização, ensino, aprendizagem

Abstract

A pesquisa tem como objetivo conhecer a fitoterapia do CAESALPINIA FÉRREA (JUCÁ), promovendo conhecimento através da contextualização e da experimentação na abordagem de ensino-aprendizagem do ensino de química, na escola campo, onde foi realizado o projeto apresentando a espécie, como tema gerador de conhecimento de química. Seguindo orientações com base nos PCN’s, para o uso de tópicos geradores relacionados ao meio ambiente, dentre elas destaca-se a fitoterapia do Caesalpinia férrea (jucá). A utilização do Caesalpinia férrea (jucá) é popularmente conhecida, mas seus estudos científicos são pouco trabalhados, o que torna esse de extrema importância para se trabalhar em sala de aula.

Author Biographies

Filipe Barros Reis , Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Licenciado em Química pela Universidade do Estado do Amazonas (2024), atualmente é coordenador da Escola Municipal Cristo Rei na Secretaria Municipal de Educação de Barreirinha (SEMED).

Heiner Machado da Silva, Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Amazonas (2022), especialização em Ensino de Química e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Piauí (2024), Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2023). Atualmente, Técnico de Saneamento e Controle Ambiental do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/PIN).

Ariel Álef dos Santos Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A como bolsista POSGRAD (2021 a 2023). Especialista em Biologia e Química pela Faculdade São Marcos - FASAMAR (2020). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2019). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A (2017). Foi Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2014 a 2017). Professor de Ciências Naturais na Escola Municipal Astrologia Alves Belém - Barreirinha/AM 2018. Instrutor no Curso de Técnico em Enfermagem - CETAM (2019 e 2023). Professor do E.J.A na Escola Municipal São Raimundo - Barreirinha/AM 2019. Professor de Ciências Naturais na Escola Municipal Hilma Dutra - Barreirinha/AM 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Atualmente é professor de Biologia pel SEDUC-AM em Barreirinha.

Daiana Santana Ramos, Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Mestra em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) pela Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A - 2024, como bolsista POSGRAD (2022 à 2023), possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Possui Especialização em Educação Física Escolar e Atividade de Recreação da Faculdade Única de Ipatinga (2022). Especialização em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla pela Faculdade Única de Ipatinga (2023), Especialização em SAÚDE DO IDOSO E GERONTOLOGIA pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP (2024). Possui Residência Pedagógica pela Universidade Federal do Amazonas (2020/2021). Atualmente é coordenadora da academia da saúde do município de Barreirinha-AM.

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Published

2025-04-30

How to Cite

Barros Reis , F. ., Machado da Silva, H., Álef dos Santos Carvalho, A., & Santana Ramos, D. (2025). A UTILIZAÇÃO DA PLANTA CAESALPINIA FÉRREA (JUCÁ) COMO UM FITOTERÁPICO . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–11. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3880

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