A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE LIBRAS PELA (O) PSICÓLOGA(O) PARA O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INCLUSIVO À PESSOA SURDA

Authors

  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade Alfa Unipac
  • Leni Ramos De Oliveira Gomes Ferreira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - AlfaUnipac

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3016

Abstract

Considering that accessibility and inclusion are fundamental principles in any psychological practice, and that this applies to the care of deaf individuals, this paper addresses the importance of inclusive psychotherapy for these subjects, highlighting the need for cultural sensitivity on the part of mental health professionals and the importance of using Brazilian Sign Language (Libras) as an effective means of communication. The main objective of this study is to present the significance of Libras in psychological care for deaf individuals from an inclusive perspective. To achieve this goal, a descriptive and qualitative literature review was conducted. The findings of the study reveal the necessity for psychologists to have knowledge of Libras, recognizing and emphasizing that its use plays a crucial role in the effectiveness of psychologists' work with this population. It not only facilitates communication but also demonstrates a deep commitment to respecting and understanding the culture, identity, and unique experiences of deaf individuals. Therefore, communication in Libras in psychotherapy for the deaf is an essential topic to ensure that everyone has equitable access to psychological services, respecting their linguistic and cultural particularities.

References

BAUMAN, HDL; MURRAY, JJ. Ganho de surdos: aumentando as apostas para a diversidade humana . Imprensa da Universidade de Minnesota, 2014.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras abordagens.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

CARVALHO, DR. O atendimento psicológico de surdos e barreiras comunicacionais. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2021.

CARVALHO, DR.; ALMEIDA, CP. Abordagem psicoterapêutica em Libras para surdos: estratégias e desafios. Revista Brasileira de Psicoterapia , 2018.

CASALI, AG. Uma psicoterapia para surdos no Brasil: avanços e desafios. Cadernos de Psicologia Clínica , 2012.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Código de Ética Profissional do Psicólogo . Brasília: CFP, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2022). Resolução CFP n° 13/2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2018). Resolução CFP n° 11/2018.

Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação, adequando-os as pessoas com deficiência, como os surdos.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2021). Manual de Atendimento Psicológico . Apresenta orientações sobre a prática psicológica, incluindo a necessidade de capacitação em LIBRAS e a colaboração com intérpretes. Disponível em : https://www.cfp.org.br/ .

COSTA, LA; PEREIRA, EM. A eficácia da psicoterapia em Libras para surdos: uma revisão sistemática da literatura. Cadernos de Psicologia Clínica , 2020.

EIJI, M. A história da educação de surdos na antiguidade: mitologia e inclusão . São Paulo: Edições Surdas, 2020.

FERREIRA, JP; MARTINS, SG. Aspectos da psicoterapia para surdos usando a Língua de Sinais Brasileira. Revista de Psicoterapia , 2019.

GALVÃO, F. Atendimento psicológico a surdos: inclusão e desafios. Psicologia em Revista , 2018.

LEICHSENRING, A. Inclusão e práticas educativas para surdos. Revista Brasileira de Educação , 2016.

LIMA, AS; FERNANDES, B.M. Psicoterapia de grupo em Libras para surdos: promovendo a inclusão e o bem-estar emocional. Psicologia em Movimento , 2016.

MATTIONI, R. Inclusão cultural e linguística: desafios no atendimento psicológico a surdos. Revista de Psicologia Aplicada , 2018.

NUNES, M.F. Acessibilidade comunicacional na clínica psicológica com surdos: um estudo de caso. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas , 2016.

OLIVEIRA, RS; MORAIS, T.C. Psicoterapia individual em Libras: estratégias e adaptações para atender a população surda. Revista de Psicologia Aplicada , 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nova Iorque, 2006.

PEREIRA, BAM; LOURENÇO, L.M. Surdez e psicologia clínica: contribuições da literatura. Revista Psicologia , 2020.

PISONI, DB. Funcionamento cognitivo e acadêmico em crianças e adolescentes surdos: uma revisão da literatura. Jornal de Estudos Surdos e Educação Surda , 2016.

QUADROS, R.M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem . Porto Alegre: Artmed, 2015.

ROSA, P. da. No encontro intercultural, o encontro terapêutico: prática clínica com surdos. Cadernos de Psicologia Aplicada , 2017.

SANTOS, MA; ASSIS, R. Psicoterapia para surdos: considerações sobre o uso de intérpretes. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2015.

SANTOS, MA; LIMA, F.S. A importância da abordagem psicoterapêutica em Libras para surdos: um estudo de caso. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2021.

SILVA, AB; CARMO, CD. A psicoterapia na comunicação com surdos: o uso da Libras como ferramenta terapêutica. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva , 2016.

SILVA, GR; RODRIGUES, IL. Atendimento psicoterapêutico em Libras para surdos: relatos de experiências e impactos. Psicologia em Debate , 2014.

SOUZA, LM; SANTOS, RA. Psicoterapia em Libras: desafios e possibilidades para o atendimento de surdos. Psicologia em Revista , 2015.

SOUZA, LM; SANTOS, RA. Psicoterapia em Libras: desafios e possibilidades para o atendimento de surdos. Psicologia em Revista , 2019.

STEINBERG, AG. Aconselhamento e psicoterapia com adultos e crianças surdos: um guia para profissionais . Washington: Gallaudet University Press, 2012.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda . Florianópolis: UFSC, 2008.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda . Florianópolis: UFSC, 2009.

TALASK, G. Considerações sobre o uso de intérpretes na psicoterapia para surdos. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2006. (Apud ROSA, 2017).

TOSTES, A. O papel da inclusão cultural na psicoterapia com surdos. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2018.

Published

2024-11-01

How to Cite

Lopes de Amorim Andrade, A., & De Oliveira Gomes Ferreira , L. R. . (2024). A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE LIBRAS PELA (O) PSICÓLOGA(O) PARA O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INCLUSIVO À PESSOA SURDA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3016

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.