ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO E A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Estratégias de Prevenção Ao Bullying
Estratégias de Prevenção Ao Bullying
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2871Palavras-chave:
Psicologia Escolar. Violência na Escola. Bullying. Estratégias de Prevenção.Resumo
Este trabalho aborda a atuação do psicólogo no que tange à violência nas escolas, enfatizando estratégias de prevenção ao bullying como essencial na saúde mental e desenvolvimento dos alunos, na identificação dos fatores de risco e proteção, bem como possibilidades de intervenções que promovam o bem-estar emocional e social dos envolvidos na comunidade escolar. O objetivo central da pesquisa, é apresentar as principais contribuições da psicologia escolar para prevenção do bullying. Quanto à metodologia utilizada, optou-se pela pesquisa bibliográfica, classificada como descritiva quanto aos fins e de abordagem qualitativa. O estudo da história do bullying no Brasil, demonstrou que esse fenômeno ganhou visibilidade, inicialmente como uma preocupação social e, posteriormente, como um problema de saúde pública. A contribuição da psicologia escolar na prevenção ao bullying revela-se fundamental, pois aborda o problema de forma sistêmica e humanizada. Assim sendo, o psicólogo escolar deve se posicionar para promover ambientes escolares mais saudáveis e seguros. A atuação deve ir além do tratamento de traumas gerados pela violência escolar, trabalhando na criação de um ambiente que previna o surgimento de novas situações de conflito.
Referências
BRITO, Mara Dalila Leandro de Sousa et al. Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores. Escola Anna Nery, v. 24, n. 4, p. e20200109, 2020.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Nota técnica CFP nº 8/2023: A psicologia na prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. Brasília: CFP, 2023.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. Brasília, 1ª Edição, 2013.
FERNANDES, Elisabete et al. Bullying: conhecer para prevenir. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, n. 49, p. 77-89, 2016.
FERREIRA, Emerson Benedito; NEVES, Fernando Frachone. O Problema do Bullying no Brasil. Nucleus (16786602), v. 14, n. 1, 2017.
FERREIRA, Romário Machado; ALVES, George Luiz. O bullying no ambiente escolar. In: Vol IV, 2019.
FRANCISCO, Marcos Vinicius; COIMBRA, Renata Maria. Análise do bullying escolar sob o enfoque da psicologia histórico-cultural. Estudos de psicologia (Natal), v. 20, p. 184-195, 2015.
FRICK, Loriane Trombini. Estratégias de prevenção e contenção do bullying nas escolas: as propostas governamentais e de pesquisa no Brasil e na Espanha. 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. São Paulo: Editora Atlas, 2017.
GOMES, Francisco Vinicius Ferreira. Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, 2022.
IKUMA, Daniel; COSTA, Priscila. A Psicologia Escolar Na Era Digital: Do Bullying Ao Cyberbullying. In: ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO: TENSÕES E DESAFIOS. Editora Científica Digital, 2023. p. 8-36.
MARQUES, Walter Rodrigues; ALVES, Luziane Bezerra Moreira. A psicologia da educação e a prevenção/intervenção ao bullying no ambiente escolar: revisão da literatura por meio de etnografia virtual. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 12,2022.
MOURA, Viviane Andrade; HERNANDES, Linccon Fricks. PSICOLOGIA ESCOLAR: CONTEXTUALIZAÇÃO. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 7, 2021.
RIBEIRO, Ananda Costa. A contribuição do psicólogo escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying. 2021.
SILVA, Karita Mariana Ribeiro et al. Contribuições da psicologia para compreensão e intervenção do bullying na escola. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.