GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE LINHARES/E

Authors

  • Cidimar Andreatta Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • João Pedro Gonçalves da Silva Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.2856

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa de iniciação científica, possui abordagem qualitativa, teórica e reflexiva do tipo estudo de caso. Teve por objetivo desenvolver uma análise sobre a atuação do Conselho de Escola em Escolas Municipais de Linhares, estado do Espírito Santo. O Artigo é composto por discussões teóricas acerca das diversas formas de organização e gestão da escola, assim como resultados e discussões da parte empírica da pesquisa. Utilizou-se como instrumentos de construção de dados questionários e observações que foram vivenciadas nas escolas objeto da pesquisa e, as análises dos dados foram organizadas em categorias temáticas definidas a priori. Os resultados da pesquisa demonstram que o Conselho Escolar possui caráter atuante, mas ainda há o que melhorar, principalmente em relação à atuação e participação de pais e/ou responsáveis, bem como o funcionamento de questões mais práticas e burocráticas e promoção das informações sobre o próprio Conselho. Verificou-se também que o Conselho tem maior atuação em questões financeiras e fiscais, atribuindo-lhe assim sentido mais fiscal do que pedagógico, deliberativo e/ou político-partidário

Author Biography

João Pedro Gonçalves da Silva, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Licenciado em Pedagogia.

References

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.

BARDIN. L. Análise de Conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em<25 de outubro de 2023>.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria Estadual de Educação. Manual dos conselhos de escola. 2022. Disponível em<https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Manual%20do%20Conselho%20de%20Escola.pdf>. Acesso em<31 de outubro de 2023>

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Cristóvão: Editora Terra e Paz, 2008.

GAARDER, J. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora, 2018.

LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

RODRIGUES, A. F. Como elaborar referência bibliográfica. 7. ed. São Paulo: Humanitas, 2008.

Published

2024-11-13

How to Cite

Andreatta, C., & Gonçalves da Silva, J. P. (2024). GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE LINHARES/E. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.2856