ACCOUNTABILITY IN THE PUBLIC SECTOR: A REFLECTION BEYOND REPORTING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2626

Keywords:

Accountability; Democracy; Participation.

Abstract

This article analyzes contemporary conceptions of public accountability, aiming to synthesize the literature on the subject and highlight the variety of perspectives and approaches, both in international and Brazilian contexts. In addition to traditional notions of accountability, such as responsibility and transparency, the study emphasizes its importance as one of the pillars of modern governance, essential for strengthening democracy. Public accountability enables citizens to demand the fulfillment of electoral promises made by elected leaders and hold them accountable for their actions, emphasizing the importance of public involvement in this process. The literature review was based on sources from contemporary literature to support the study. The analysis of the literature indicates that public accountability goes beyond responsibility and transparency, incorporating concepts such as transparency, publicity, participation, citizen engagement, and other elements essential for effective democratic governance.

Author Biographies

Paula Karini Dias Ferreira Amorim, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - campus Palmas, na área de Gestão e Negócios, ministrando disciplinas de empreendedorismo, tecnologia da informação e comunicação e planejamento estratégico. Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação desde 2018. Foi Pró-reitora de Extensão na mesma instituição nos anos de 2016 e 2018. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e da Comunicação pela Universidade Católica de Brasília e graduada em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Pesquisadora associada do INCT-DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital) e professora do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFT).

Flavio Augustus da Mota Pacheco, Universidade Federal do Tocantins - IFTO

Graduado em Administração, Especialista em Planejamento Estratégico, Especialista em Marketing e Inteligência de Mercado, Especialista em Psicologia Positiva e Coach, Especialista em Processos Educacionais Inovadores, Mestre em Administração, Doutor em Administração e Pós-Doc em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação. Possui 19 anos como Professor Universitário, destes, 12 anos como Coordenador e professor de Cursos de pós-graduação, 7 anos como Coordenador de Curso de Graduação, em instituições como UniCatólica, UFT, Instituto Presidente Antônio Carlos-ITPAC e Faculdade Guaraí no Estado do Tocantins. Foi consultor empresarial, Palestrante e Conferencista por 7 anos nas áreas de Motivação, Liderança e Gestão Estratégica pela TFC Educacional, onde foi sócio-consultor. Foi sócio-diretor do Alvo Centro de Estudos Avançados, onde foi Diretor Pedagógico e de Marketing do Ensino Médio, e também de cursos de pós-graduação Lato Sensu - Atividade esta que durou 7 anos. Na UniCatólica, permaneceu por 15 anos, além de professor no curso de Administração, criou e coordenou o curso superior em Gestão Ambiental por 5 anos, além de fazer parte/coordenar a comissão de planejamento estratégico por 3 anos, e membro da comissão de Gestão da Qualidade por 2 anos. Na Fundação Universa foi professor em cursos de pós-graduação e coordenador de cursos executivos de curta de duração por 4 anos. Foi Presidente do IBIIS - Instituto Brasileiro de Inserção e Integração Social, por 4 anos, onde desenvolveu, capacitou e encaminhou centenas de jovens para o mercado de trabalho. Na Faculdade Guarai, criou e coordenou a Empresa Junior, e desenvolveu vários projetos em parceria com o comercio local. Atuou também como coordenador do curso de Administração por 4 anos, onde desenvolveu os primeiros eventos e projetos de extensão do curso naquela IES. NA UFT Coordenou o curso de Administração, e também criou e coordenou/ coordena os cursos de pós-graduação Lato Sensu: MBA Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental, MBA Gestão Financeira e Orçamentária, MBA Marketing, MBA Marketing e Inteligência de Mercado, e o MBA Liderança e Formação de Gestores. Nesta mesma instituição é professor do curso de Administração e também do Mestrado em Administração Pública. Nesses anos como professor e pesquisador, desenvolveu e publicou em parceria com colegas professores e pesquisadores, alunos, ex-alunos mais de 100 artigos, mais de 120 capítulos de livros, 25 organizações de livros e 3 livros de única autoria. As suas áreas de atuação são: Gestão de Pessoas e Liderança, Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Hoje, além de atuar na Docência, empreende na construção civil e ministra palestras.

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Published

2024-08-20

How to Cite

Guedes da Silva, N. W., Dias Ferreira Amorim, P. K. ., & da Mota Pacheco, F. A. . (2024). ACCOUNTABILITY IN THE PUBLIC SECTOR: A REFLECTION BEYOND REPORTING. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2626

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