A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS ASSISTIDAS EM INSTITUIÇÕES DE TEMPO INTEGRAL
Keywords:
Desenvolvimento Psicossocial, Infância, Tempo Integral, Educação Integral, PsicologiaAbstract
O cenário brasileiro no que diz respeito à distribuição de renda da população, há uma grande disparidade entre a mesma, nesse aspecto, as instituições de Tempo integral, tornou-se fundamental para que pais e mães de família deixem seus filhos em segurança para que possam buscar o sustento dos lares. Nesse contexto, o artigo objetiva apresentar a importância do trabalho do (a) psicólogo (a) para o desenvolvimento afetivo e social de crianças assistidas em entidades de tempo integral. Para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica, classificada como descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto a abordagem do problema. Os achados na literatura apontam que o cuidador é importante no desenvolvimento da afetividade, que por sua vez influencia a inteligência, os interesses, motivações, que levam o sujeito a elaborar e resolver problemas. Como se encontra em desenvolvimento, a criança vê no outro a referenciação social para construção da própria identidade, integrando comportamentos e atitudes; entrando em contato e internalizando as regras de conduta pró-social, respeito a individualidade e a privacidade de cada um, bem como da coletividade social onde está inserida. Destarte, o trabalho do psicólogo em entidades de tempo integral é de grande relevância para que as mesmas se tornem um lugar de “formação integral” numa perspectiva biopsicossocial.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.