APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOQUÍMICA UTILIZANDO O APLICATIVO “BIOQUÍMICA RA” E A CARTILHA “BIOQUÍMICA NO COTIDIANO”

Autores

  • Bianca Thaís Dalberto IFMG campus Arcos
  • Marcela de Souza Alves IFMG campus Arcos
  • Marcela de Melo Fernandes IFMG campus Arcos

Palavras-chave:

Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino de Bioquímica; Recursos digitais;

Resumo

Este estudo investigou os efeitos do uso da tecnologia de realidade aumentada (RA) e cartilha didática no ensino de bioquímica para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, uma abordagem descritiva, observacional e experimental foi adotada, envolvendo 37 alunos do CEFET/RJ. Os recursos digitais utilizados foram a cartilha "Bioquímica no cotidiano" e o aplicativo "Bioquímica RA". Os alunos foram avaliados por meio de um questionário teórico e uma autoavaliação. Os resultados revelaram que o uso dessas ferramentas digitais resultou em um melhor desempenho e compreensão dos conceitos de bioquímica, permitindo aos alunos visualizar e aplicar os conceitos abstratos no contexto do cotidiano. Esses achados sugerem que outros professores podem se beneficiar desses resultados e adotar essa metodologia promissora em suas salas de aula.

Referências

AUSUBEL, David P., and A. Aprendizagem Significativa. "a teoria de David Ausubel." São Paulo: Moraes (1982).

EDUCAÇÃO, M. Da. Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio. [S.l.]: [s.n.], 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>

BEZERRA, I. P. R. Cartilha interativa para o processo de ensino aprendizagem em bioquímica no ensino médio. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2022.

CARVALHO, L. D.; GONÇALVES, L. H. F.; FAVARATO, R. C. Jogo educativo e cartilha didática no ensino de bioquímica: relato de experiência. Research, Society and Development, [S.l.], v. 9, n. 9, p. e149998823, 2020.

DIAS, C. D. C.; JÚNIOR, R. S.; SILVA, V. D.; AZEVEDO, S. C.; NETO, D. M.M. Utilização De Jogos Digitais Para O Ensino De Ciências Biológicas. BOLETIM DECONJUNTURA (BOCA), 2023. v. 14, n. 42, p. 125–138. Disponível em: < https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1465/708>

FRANCA, G. V. D. L.; SANTOS, G. R. D.; NASCIMENTO, L. F. D. A cartilha didática como instrumento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em bioquímica. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 605-618, 2017.

GOMES, L. M. J. B.; MESSEDER, J. C. Revista Digital como Recurso Tecnológico para o Ensino de Bioquímica na Educação Básica. Revista Virtual de Química. v.7, n. 3, p. 950-961, 2015.Disponível em: < https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v7n3a14.pdf>

KARSAI, A.; BÁNÁTI, D.; SZÉKELY, M. Using Augmented Reality in Biochemistry Education. Education Sciences, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 12, 2020. Disponível em: < https://iubmb.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/bmb.21063>

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. InFor, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016. Disponível em: <https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167>

NASCIMENTO, G. Realidade aumentada no ensino da química submicroscópica: alguns aspectos a serem considerados para o planejamento de atividades na educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/229481/001130954.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

PERSON, V. A. Desafios No Ensino De Bioquímica Das Membranas Biológicas: Concepções, Experimentações E Metodologias De Ensino. Tese. Centro de ciências naturais e exatas programa de pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica. Universidade de Santa Maria-RS, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/29272/TES_PPGBT_2023_PERSON_VANESSA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

PEREIRA, A. C. C.; ALCÂNTARA, C. S. Histórias em quadrinhos na educação. 1 ed. Fortaleza: Editora da UECE, 2021. Disponível em: < https://www.uece.br/eduecewp/wp-content/uploads/sites/88/2013/07/Histórias-em-quadrinho-na-educação-possibilidades-de-uma-prática.pdf>

SILVA, H. M.; SANTANA, N. S. Avaliação de uma aula prática orientada a “Osmose em ovos de codorna”: contribuições e possibilidades para o ensino de Bioquímica no ensino médio. Revista de Ensino de Bioquímica, 2022. v. 20, n. 1, p. 129–144.

SOLNER, T. B.; FERNANDES, L. D. S.; PEIXOTO, S. C.; FANTINEL, L. O ensino de bioquímica no Brasil: um olhar para educação básica. Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), 2019. n. 2, p. 126–137. Disponível em: <https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2311/482483270>

REIS, Luiz Fernando de Arruda. Realidade aumentada no ensino de química: desenvolvimento de objetos virtuais para aplicativo smartphone como proposta de ensino de eletroquímica. 2019. Dissertação (Magister Scientiae) – Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional, Universidade Federal de Viçosa. 2019. Disponível em: <https://profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/07/Dissertacao-Luiz-Fernando.pdf>

TORI. R.; KIRNER, C.; SISCUOTTO, R. Fundamentos e tecnologia da realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2006. Disponível em: <https://pcs.usp.br/interlab/wp-content/uploads/sites/21/2018/01/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf>

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

Dalberto, B. T., de Souza Alves, . M. ., & de Melo Fernandes, . M. . (2023). APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOQUÍMICA UTILIZANDO O APLICATIVO “BIOQUÍMICA RA” E A CARTILHA “BIOQUÍMICA NO COTIDIANO”. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/774