FOMENTO DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL DE FLORESTA PLANTADA NA MICRORREGIÃO DE CAPELINHA E A SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DA REGIÃO
Palavras-chave:
Território, Silvicultura, Economia, PopulaçãoResumo
Este trabalho apresenta dados da produção de carvão vegetal de floresta plantada, censos populacionais e PIB do Vale do Jequitinhonha e microrregião de Capelinha/MG e tem como objetivo avaliar possíveis interferências das atividades no território. Foram levados em consideração os dados amostrais de PIB per capita, índice de desenvolvimento humano e índice de GINI como indicadores sociais. Os números foram coletados em banco de dados disponíveis pelos censos e pesquisas brasileiras. As tabelas foram montadas delimitando-se um período de tempo e pontos relevantes. Através da pesquisa percebeu-se que esta região passou por profundas mudanças sociais, econômicas e ambientais, devendo existir preocupação com a biodiversidade e sustentabilidade. Nota-se que a atividade econômica industrial de carvão vegetal foi a que mais influenciou o desenvolvimento. A produção de eucalipto foi bastante participativa no crescimento. Atenção ainda à educação como ponto negativo ao desenvolvimento do território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.