APRENDIZAGEM PELO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

UMA ABORDAGEM LÚDICA

Autores

  • Marilda de Souza Lima Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Jaceline Mendes e Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Geovana Maria dos Santos Gomes Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Suzana Marx Bamberg Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

lúdico, jogos, brincadeira

Resumo

O Lúdico que tem na sua essência o brincar, a diversão e o prazer objetivam a presente pesquisa como princípio pedagógico para a construção do conhecimento na educação sistematizada. Contudo, a proposta deste artigo concentra-se no estudo da presença do lúdico no cotidiano escolar da educação infantil. O estudo propõe analisar como os jogos e as brincadeiras se manifestam como uma estratégia importante nas ações educacionais nas classes de educação infantil e sua contribuição no processo de aprendizagem, e, como a brincadeira é uma ação intrínseca a vida infantil, devendo ser um instrumento eficiente para ser utilizado no processo educacional da criança e questiona como o lúdico pode contribuir com a aprendizagem favorecendo o desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos ? A metodologia adota foi uma revisão bibliográfica alicerçada em autores como Almeida, Froebel, Luckesi, Piaget, Kishimoto, Vygotsky entre outros, foi consultado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que trataram de pesquisar a relação que existe entre lúdico e aprendizagem buscando identificar como a utilização do lúdico aliado a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa de aprendizagem. Dessa maneira, o brincar como principal atividade da criança proporciona interação com o mundo, com os outros e com si mesma. Através do brincar pode-se observar que a criança não brinca para passar o tempo, ou seja, a brincadeira é a forma que ela encontra para expressar seus desejos, problemas, bem como representar seus conhecimentos. Assim, a utilização do lúdico aliado a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa estimulando a construção de competências e habilidade. Dito isso, o brincar é a principal atividade da criança, pois, por meio dele ela interage com todas as possibilidades de desenvolver e produzir conhecimentos, bem como, relacionar-se como o mundo que a cerca.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Lima, M. de S., Almeida, J. M. e, Gomes, G. M. dos S., & Bamberg, S. M. . (2023). APRENDIZAGEM PELO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: UMA ABORDAGEM LÚDICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/641

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