A MUSICALIDADE NO ENSINO DOS ALUNOS DA EJA

Autores

  • Rogéria Cristina Ferreira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Marilda de Souza Lima Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Augusto de Morais Pinho Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Musicalidade, Ensino, EJA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar a importância da música e aptidão dos alunos da EJA em relação ao ensino de expressão oral e escrita. O tema foi escolhido considerando que a música pode aprimorar a criatividade oral e escrita dos alunos e melhorar o relacionamento entre os colegas criando ambientes saudáveis para a construção correta e adequada do uso social da língua minimizando assim, as desigualdades e os estereótipos aferidos à essa modalidade escolar. O uso do recurso musical em sala de aula pode propiciar um aprendizado diferenciado oportunizando aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas. Experimentar metodologias diversificadas na EJA é fundamental para que o professor perceba que as relações professor-aluno, aluno-aluno são diferenciadas por se tratar de pessoas que não tiveram a oportunidade da escolarização na época considerada adequada. Ao utilizar o recurso musical, o professor tem que ter a consciência de que seus alunos não são mais crianças, devendo, portanto, ter o cuidado para não infantilizar as aulas, mas despertar e instigar o interesse musical dos mesmos, através de ações criativas e prazerosas envolvendo a participação de todos no processo aprendente. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos como: DI PIERRO (2000),FREIRE (2011), FUCK (1994), PIAGET (2000), PINTO (2007), entre outros.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Ferreira, R. C., Lima, M. de S., & Pinho, A. de M. (2023). A MUSICALIDADE NO ENSINO DOS ALUNOS DA EJA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/499