A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NA INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
educação inclusiva, pessoas com deficiência, mercado de trabalhoResumo
A convivência humana é significativa na fase escolar. Os princípios da Constituição Federal de 1988 consistem em assegurar a todos a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, ficando claro que tais pessoas com deficiência estão inclusas na Carta Magna. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)/1998, abordam que, trabalhar e consumir são direitos de todos. Tais pessoas sofrem com a exclusão, seja na família, na escola ou no trabalho, mas os alicerces da inclusão estão apoiados nos princípios básicos legais e não permitem nenhum modelo de isolamento e/ou segregação (SALMONA) 2007. O estudo proposto aponta como princípio, analisar sobre o comportamento da escola pautada na educação inclusiva e seu comprometimento como mediadora dos alunos no mercado de trabalho. Indaga-se: como a educação inclusiva tem auxiliado na inserção da pessoa com deficiência, no mercado de trabalho? A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, exploratória por meio de uma revisão de literatura. Mesmo que o processo da educação inclusiva esteja avançando no Brasil, a inclusão da pessoa com deficiência ainda não é contemplada na escola com suporte para alcançar o mercado de trabalho. E essa inclusão vem sendo sustentada mais, pela força da lei, do que por uma educação inclusiva conivente com este resultado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.