A MUSICALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Ediane da Silva Alves FACELI - LINHARES - ES
  • Alex Roberto Machado FACELI, Linhares-ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4158

Palavras-chave:

Música. Educação Infantil. Professor. Aluno.

Resumo

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado de bem-estar, facilitando a concentração e o raciocínio, em especial em questões reflexivas. Através da música a criança compreende os ritmos que tocaram e tocam na sociedade e que existem diferentes estilos de música, por isso a música é indispensável na vida e formação de uma criança. Sendo assim, este artigo teve como objetivo geral: Analisar o uso da musicalização como ferramenta de ensino, a partir do relato de professores da educação infantil. Os objetivos específicos foram: Descrever a história do uso de música na educação; apresentar fundamentos na lei para o uso de música na escola; apresentar o uso da música por professores da educação infantil. O texto conta com a pesquisa bibliográfica e quantitativa, as fontes de pesquisa foram livros, revistas, jornais, artigos e internet, que deram base para elaboração do referencial teórico, e pesquisa com professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino do município de Linhares- ES.

 

Palavra – chave:  Música. Educação Infantil. Professor. Aluno.

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Publicado

2025-06-13

Como Citar

Alves, E. da S. ., & Machado, A. R. . (2025). A MUSICALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1), 1–17. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4158

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