TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE AS CRIANÇAS PENSAM ACERCA DE SUAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE LINHARES-ES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.3947Palavras-chave:
Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição; Criança;Resumo
Este artigo busca entender como acontece a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com ênfase na própria visão das crianças que vivenciam este momento. A pesquisa foi realizada numa escola pública municipal de Linhares-ES, na qual envolveu estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Foram utilizadas entrevistas que trataram temas como a estrutura física da escola, o sentimento de pertencimento, as emoções vivenciadas e a relação com a disciplina. Durante esse tempo de estudo foi perceptível que, mesmo que muitas crianças demonstrassem alegria e felicidade com essa nova etapa, também percebemos inseguranças, medos e saudades em relação a sua antiga rotina/escola. Observamos também que o afastamento das práticas lúdicas e a cobrança por resultados podem acabar dificultando a adaptação dos estudantes. Portanto, destacamos a importância de um sensível acolhimento por parte dos professores, assim como da manutenção de algumas práticas da Educação Infantil nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A partir da escuta das crianças, o trabalho irá apontar caminhos para que essa transição seja realizada de forma mais leve, respeitando o tempo de cada uma favorecendo uma positiva experiência escolar. Com isso, mais do que apenas cumprir um currículo, é de suma importância que a escola se comprometa com o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes desde os primeiros passos na nova etapa de escolaridade.
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