TRILHAS ECOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.3945Palavras-chave:
educação ambiental; educação básica; trilhas ecológicas interpretativas.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar produções acadêmicas brasileiras que tratam da utilização de trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta de Educação Ambiental na educação básica. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, consistiu em um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, buscando produções entre os anos de 2000 e 2024. Após aplicação de critérios de inclusão, foram selecionadas 12 dissertações de mestrado que abordavam o uso pedagógico das trilhas ecológicas no ensino básico. Nenhuma tese de doutorado foi incluída na análise, o que evidencia uma lacuna na produção acadêmica em níveis mais avançados de formação, sugerindo a necessidade de aprofundamento das investigações sobre o tema. De modo geral, os resultados indicam que os autores reconhecem as trilhas ecológicas interpretativas como estratégias pedagógicas eficazes para promover a Educação Ambiental, contribuindo para a sensibilização e o engajamento dos estudantes. Apesar do aumento do interesse acadêmico nos últimos anos, o número ainda restrito de estudos aponta para o potencial de expansão dessa abordagem, sobretudo no que se refere à consolidação das trilhas como recurso didático no ambiente escolar. Nesse contexto, os dados revelam um processo gradual de inserção das trilhas interpretativas nas práticas educativas voltadas à sustentabilidade, reforçando tanto sua relevância pedagógica quanto a necessidade de maior investimento em pesquisas que explorem essa temática em diferentes níveis da formação acadêmica.
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