O GÊNERO CONTOS DE FADAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Pamela barreto dos santos rodrigues Faculdade de ensino superior de Linhares
  • Poliana Bernabé Leonardeli Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Es, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3708

Palavras-chave:

contos de fadas, educação infantil, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

 

O presente estudo trata sobre a contribuição do gênero contos de fadas no processo de ensino aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, buscando investigar como o professor pode inserir significativamente esses textos em sua prática pedagógica. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo. Participaram da pesquisa duas crianças portadoras de TEA, de 3 e 4 anos, as professoras regentes das turmas em que esses alunos estão matriculados, além da própria pesquisadora. Com as crianças, a coleta dos dados realizou-se em três sessões de contação de histórias e com as educadoras foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que os Contos de Fadas proporcionam aos educandos a possibilidade de relacionar cenas fictícias à realidade concreta, proporcionando a integralidade do desenvolvimento desse indivíduo. Posto isso, verifica-se que é necessária uma maior valorização desse gênero literário em crianças portadoras do espectro autista.

Referências

BARON-COHEN, S. (1995). Mindblindness: An essay on autism and theory of mind. Cambridge, MA: MIT Press.

BETTELHEIM, B. (1976). A Psicanálise dos Contos de Fadas (The Uses of Enchantment: The Meaning and Importance of Fairy Tales).

BETTELHEIM, B. (1980). A Psicanálise dos Contos de Fadas . Rio

BRASIL. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.

HAPPÉ, F., & Cohen, D. J. (2008)."Theory of Mind in Autism: A Review." In The Handbook of Autism: A Comprehensive Guide to the Diagnosis and Treatment of Autism Spectrum Disorders.

SILVA, T. S., & Oliveira, M. R. (2020)."Narrativas e inclusão: o uso de contos de fadas no ensino para crianças com TEA." Educação e Pesquisa, 46, e200134

Downloads

Publicado

2025-03-30

Como Citar

barreto dos santos rodrigues, P., & Leonardeli, P. B. . (2025). O GÊNERO CONTOS DE FADAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–15. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3708

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.