INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DE PREVENÇÃO AO ABANDONO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.2899Resumo
A despeito deste fato o comparecimento de assistentes sociais nas escolas ainda apresenta uma lacuna social. Este estudo de pesquisa está sendo produto da realização de um estudo bibliográfico. Sendo assim, será buscado aspectos sociais a respeito da evasão escolar na escola pública de educação básica no Brasil. O objetivo é desenvolver uma pesquisa básica de abordagem qualitativa com fórmulas de pesquisa bibliográfica e documental com a finalidade de enriquecer os dados mostrados pelo levantamento documental. Será relatado sobre os afazeres cotidiano e operacional do Serviço Social, no referido sistema educacional vigente. Contudo será estudado acerca do significado da evasão escolar para o Serviço Social, os meios de intervenção do serviço social em uma abordagem sociocultural, enfatizando a inserção do assistente social na escola.
Palavras-chave: Evasão Escolar; Educação Básica; Intervenção Social na Educação Básica; Serviço Social.
Referências
BRASIL. Lei 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente.ECA.https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2015. 64 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Infantil e Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Elaboração de políticas e estratégias para a prevenção do fracasso escolar: documento regional Brasil: Fracasso escolar no Brasil: políticas, programas e estratégias de prevenção ao fracasso escolar. Brasília: MEC, 2005.
CAMPOS SALLES, Talyta. A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar. 2019.
Carvalho, T. L. (2016). Evasão escolar no Brasil: um desafio para as políticas públicas educacionais. Editora Educação.
FALCÃO, Eliete Ribeiro; PAULY, Evaldo Luis. Crianças e adolescentes em situação de evasão escolar: desafios e limites da garantia do direito à educação. Educação, Ciência e Cultura, v. 19, n. 1, p. 51-62, 2014. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.acesso em:08/08/2023
FRANCO, A. F. Os motivos da evasão escolar: Uma análise do programa FICA. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.
Gomes, R. M. (2019). Intervenção social e políticas públicas educacionais: um estudo sobre a prática do assistente social nas escolas. Editora Sociais.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/%5C_ato2019-2022/2019/Lei/L13935.htm. LEI Nº 13.935, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica Acesso em: 20/05/2023.
Oliveira, M. S. (2018). A atuação do assistente social nas escolas: estratégias de combate à exclusão social. Editora Social.
Pereira, J. A. (2017). O papel do assistente social na política educacional: desafios e perspectivas. Editora Educa.
PINHEIRO MUNIZ, Mayara; DOS SANTOS VALENTE, Liliane. Serviço social e evasão escolar: uma análise a partir da atuação do serviço social da (CREP/SEDUC), em Parintins/AM. Caribeña de Ciencias Sociales, n. julio, 2018.
RIBEIRO, Susana Cristina de Sousa. O Serviço Social em contexto escolar: O papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local. 2017.
Santos, L. A. (2018). O papel do Serviço Social nas escolas: desafios e perspectivas. Editora Social.
Silva, M. F. (2015). A influência do ambiente familiar no desempenho escolar das crianças e adolescentes. Editora Educacional.
SILVA, Maria Valdevania da. Evasão escolar na Educação Básica: uma apreensão do Serviço Social. 2021.
YAZBECK, Maria C. Estudo da Evolução Histórica da Escola de Serviço Social de São Paulo no período de 1936 a 1945. 1977. 104f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.