INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DE PREVENÇÃO AO ABANDONO ESCOLAR

Autores

  • Maria Guilhermina Alves Ramos de Souza Secretária de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.2899

Resumo

A despeito deste fato o comparecimento de assistentes sociais nas escolas ainda apresenta uma lacuna social. Este estudo de pesquisa está sendo produto da realização de um estudo bibliográfico. Sendo assim, será buscado aspectos sociais a respeito da evasão escolar na escola pública de educação básica no Brasil. O objetivo é desenvolver uma pesquisa básica de abordagem qualitativa com fórmulas de pesquisa bibliográfica e documental com a finalidade de enriquecer os dados mostrados pelo levantamento documental.  Será relatado sobre os afazeres cotidiano e   operacional do Serviço Social, no referido sistema educacional vigente. Contudo será estudado acerca do significado da evasão escolar para o Serviço Social, os meios de intervenção do serviço social em uma abordagem sociocultural, enfatizando a inserção do assistente social na escola.

 

Palavras-chave: Evasão Escolar; Educação Básica; Intervenção Social na Educação Básica; Serviço Social.

 

Referências

BRASIL. Lei 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente.ECA.https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2015. 64 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Infantil e Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Elaboração de políticas e estratégias para a prevenção do fracasso escolar: documento regional Brasil: Fracasso escolar no Brasil: políticas, programas e estratégias de prevenção ao fracasso escolar. Brasília: MEC, 2005.

CAMPOS SALLES, Talyta. A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar. 2019.

Carvalho, T. L. (2016). Evasão escolar no Brasil: um desafio para as políticas públicas educacionais. Editora Educação.

FALCÃO, Eliete Ribeiro; PAULY, Evaldo Luis. Crianças e adolescentes em situação de evasão escolar: desafios e limites da garantia do direito à educação. Educação, Ciência e Cultura, v. 19, n. 1, p. 51-62, 2014. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.acesso em:08/08/2023

FRANCO, A. F. Os motivos da evasão escolar: Uma análise do programa FICA. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

Gomes, R. M. (2019). Intervenção social e políticas públicas educacionais: um estudo sobre a prática do assistente social nas escolas. Editora Sociais.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/%5C_ato2019-2022/2019/Lei/L13935.htm. LEI Nº 13.935, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica Acesso em: 20/05/2023.

Oliveira, M. S. (2018). A atuação do assistente social nas escolas: estratégias de combate à exclusão social. Editora Social.

Pereira, J. A. (2017). O papel do assistente social na política educacional: desafios e perspectivas. Editora Educa.

PINHEIRO MUNIZ, Mayara; DOS SANTOS VALENTE, Liliane. Serviço social e evasão escolar: uma análise a partir da atuação do serviço social da (CREP/SEDUC), em Parintins/AM. Caribeña de Ciencias Sociales, n. julio, 2018.

RIBEIRO, Susana Cristina de Sousa. O Serviço Social em contexto escolar: O papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local. 2017.

Santos, L. A. (2018). O papel do Serviço Social nas escolas: desafios e perspectivas. Editora Social.

Silva, M. F. (2015). A influência do ambiente familiar no desempenho escolar das crianças e adolescentes. Editora Educacional.

SILVA, Maria Valdevania da. Evasão escolar na Educação Básica: uma apreensão do Serviço Social. 2021.

YAZBECK, Maria C. Estudo da Evolução Histórica da Escola de Serviço Social de São Paulo no período de 1936 a 1945. 1977. 104f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1977.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Alves Ramos de Souza, M. G. (2024). INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DE PREVENÇÃO AO ABANDONO ESCOLAR. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.2899