O SERVIÇO SOCIAL NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2892Palavras-chave:
Sistemas em redes; Pessoas com deficiência; Serviço Social.Resumo
A rede de apoio Educacional desempenha um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência. O reconhecimento da dignidade é pressuposto básico fundamental dos direitos das minorias sociais travada pelo segmento das pessoas com deficiência em nosso país. Os direcionamentos são dados através de ações afirmativas e através de políticas públicas estruturantes, em especial a educação, reconhecendo e legitimando os direitos fundamentais inerentes a todas as pessoas com deficiências ou que sofrem com algum tipo de limitações permanentes ou temporárias. Esta pesquisa foi realizada através de consultas bibliográficas, ou seja, prática documentada. Busca-se rever o papel do Serviço Social como uma profissão socialmente legitimada a intervir nas demandas emergentes dos grupos sociais subalternizados, na sua dimensão educativa, articuladora, viabilizadora de políticas públicas eficazes. A classe trabalhadora atua diretamente com as mazelas no contexto educacional, integrando a uma rede de apoio multidisciplinar. Contudo, configura-se como uma classe profissional com competência técnica, teórica e metodológica na qual atua junto com as necessidades das pessoas com deficiência, inclusive no tocante a sua inserção na dinâmica escolar.
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