O SERVIÇO SOCIAL NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO

Autores

  • Maria Guilhermina Alves Ramos de Souza Secretária de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2892

Palavras-chave:

Sistemas em redes; Pessoas com deficiência; Serviço Social.

Resumo

A rede de apoio Educacional desempenha um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência. O reconhecimento da dignidade é pressuposto básico fundamental    dos direitos das minorias sociais travada pelo segmento das pessoas com deficiência em nosso país.  Os direcionamentos são dados através de ações afirmativas e através de políticas públicas estruturantes, em especial a educação, reconhecendo e legitimando os direitos fundamentais inerentes a todas as pessoas com deficiências ou que sofrem com algum tipo de limitações permanentes ou temporárias. Esta pesquisa foi realizada através de consultas bibliográficas, ou seja, prática documentada. Busca-se rever o papel do Serviço Social como uma    profissão socialmente legitimada a intervir nas demandas emergentes dos grupos sociais subalternizados, na sua dimensão educativa, articuladora, viabilizadora de políticas públicas eficazes. A classe trabalhadora atua diretamente com as mazelas no contexto educacional, integrando a uma rede de apoio multidisciplinar. Contudo, configura-se como uma classe profissional com competência técnica, teórica e metodológica na qual   atua junto   com as necessidades das pessoas com deficiência, inclusive no tocante a sua inserção na dinâmica escolar.

Referências

BRASIL, (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

CFESS, Conselho Federal de Serviço Social. Serviço Social na Educação. 2001. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/SS_na_Educacao(2001).pdf. Acesso em:11/05/2024.

Conselho Federal de Serviço Social. Código de Ética Profissional do Assistente Social.1993.

Conselho Federal de Serviço Social. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na politica de educação 2010. Disponível em: http://cfess.org.br/arquivos/subsidios-servico-social-na-educacao.pdf. Acesso em: 12/04/2023.

EstatutodaCriançaedoAdolescente.Lei-8.069/90. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. https://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf.acesso em: 02/05/2023.

Iamamoto, M. V. (2008). Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: Capital Financeiro, Trabalho e Questão Social. Cortez.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de20 de dezembro de 1996. 8ª ed. Brasília: Edições Câmara,2013.

LUNA, Maria Aline Landim; DA SILVA SOUZA, Alcimar; LIMA, Maria Dálete Alves. AS CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 3, n. 11, 2015.

Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. Moderna.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2015.

MARTINS, Eliane Bolorino Canteiro Martins. O Serviço Social no âmbito da política educacional: dilemas e contribuições da profissão na perspectiva do Projeto Ético Político. In: Serviço Social na Educação: Teoria e Prática. Organização: Marcela Mary José da Silva. Campinas, SP: Papel Social, 2012.

OLIVEIRA, M. de A. A atuação do assistente social na escola: desafios e perspectivas. 2021.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 8ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2009.

SILVA, Karla Katielle Oliveira da. A inclusão social da pessoa com deficiência em escolas pública e privada do município de Natal: uma reflexão sobre a atuação do assistente social na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SOUZA, Ilka de Lima. (Re) Descobrindo a escola como espaço de fazer profissional de Assistentes Sociais em Natal RN – Natal, 2003.

XAVIER, Criselle Raimunda. Serviço Social na educação e a inclusão da pessoa com deficiência na escola: uma análise sobre a educação básica no município de Ouro Preto. 2018.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Alves Ramos de Souza, M. G. (2024). O SERVIÇO SOCIAL NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2892